As propostas foram entregues ao Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, para serem consideradas na elaboração do documento orçamental a ser apresentado no Parlamento.
Confederações patronais apresentam propostas fiscais para o Orçamento de 2026
No âmbito da preparação do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), as confederações patronais apresentaram ao Governo um conjunto de propostas fiscais focadas na redução da carga sobre as empresas e na simplificação de procedimentos. As medidas, discutidas em sede de concertação social, visam estimular a competitividade, especialmente das pequenas e médias empresas (PME). A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) propôs medidas detalhadas, incluindo a redução da taxa de IRC para 15% sobre os primeiros 100 mil euros de lucro das PME, duplicando o atual limite de 50 mil euros. A CCP defende ainda uma redução das taxas de tributação autónoma e a aceleração da devolução do IVA às empresas, sugerindo um prazo máximo de seis meses. Por sua vez, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), liderada por Armindo Monteiro, defendeu a criação de um "regime especial para microempresas que permita, por isso, simplificar os procedimentos de tributação", frisando que não se trata de uma isenção, mas de uma simplificação. A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) reivindicou a isenção de tributação sobre os apoios comunitários e propôs uma isenção de impostos e contribuições sociais para as primeiras 200 horas extraordinárias anuais, como forma de combater a falta de mão de obra. Já a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) apelou a uma redução geral da carga fiscal, com particular ênfase no IRC.



Artigos
7Economia
Ver mais
Os dois sindicatos representativos do pessoal de terra da companhia de aviação açoriana Azores Airlines esclareceram hoje, no âmbito da privatização da empresa, que estas estruturas “não vendem empresas, defendem trabalhadores”. “Tentar empurrar para estes sindicatos a decisão de venda ou compra, ou a responsabilidade pelo eventual fracasso da privatização, é tão errado quanto desonesto! […] O conteúdo Sindicatos do pessoal de terra da Azores Airlines dizem que “não vendem empresas, defendem trabalhadores” aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O secretário regional da Agricultura afirmou hoje que o Plano e Orçamento do setor para 2026 tem uma dotação de 146 milhões de euros, assegurando o compromisso com o incremento do rendimento dos agricultores e sustentabilidade da atividade agrícola. “O plano tem uma dotação de 146 milhões de euros, distribuídos da seguinte forma: 70 milhões […] O conteúdo Plano da Agricultura para 2026 nos Açores reforça apoios ao rendimento e sustentabilidade aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A IL/Açores considerou hoje que as propostas de Plano e Orçamento da Região para 2026 seguem “uma trajetória de endividamento sem fim”, acusando o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) de desperdiçar “mais uma oportunidade” para implementar reformas estruturais. Em comunicado, a IL lamenta que “o executivo e os partidos que o suportam insistam, mais um ano, numa […] O conteúdo IL critica ausência de reformas nas propostas de Plano e Orçamento dos Açores aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O secretário regional do Mar e das Pescas defendeu hoje que o “investimento colossal” no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em 2026, obrigou a que fossem “repensados investimentos”, admitindo dificuldades em algumas rubricas no setor. Mário Rui Pinho referiu que 68% do investimento do setor destina-se à execução do PRR, cujo prazo termina em […] O conteúdo Investimento “colossal” no PRR obriga a “repensar investimentos” nas pescas em 2026 aparece primeiro em jornalacores9.pt.







