A decisão reflete uma preocupação com a eficácia dos incentivos fiscais, procurando garantir que os apoios públicos se traduzem efetivamente em mais inovação e desenvolvimento no tecido empresarial português.
Governo admite fim do SIFIDE indireto com poupança de 124 milhões
O Governo sinalizou no relatório do Orçamento do Estado para 2026 a "previsibilidade da extinção" do benefício fiscal do Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) para investimentos realizados através de fundos. Esta modalidade, conhecida como SIFIDE indireto, permite às empresas obterem deduções à coleta de IRC ao investirem em fundos de capital de risco que, por sua vez, aplicam o capital em projetos de I&D. A medida segue uma recomendação da Unidade Técnica de Avaliação de Políticas Tributárias e Aduaneiras (U-TAX), que alertou para o facto de uma parte significativa dos montantes investidos estar "retida nos fundos de investimento e nas empresas-alvo, não sendo aplicada em atividades de Investigação e Desenvolvimento". O Governo estima que o fim deste benefício fiscal permitirá uma poupança orçamental de 124,2 milhões de euros já em 2026. A proposta do Executivo prevê a "não renovação deste benefício fiscal, mas apenas a prorrogação do prazo para dedução de créditos fiscais de três para cinco anos". A alteração legislativa será tratada num diploma autónomo, fora da proposta de lei do Orçamento, em linha com a estratégia de simplificação do documento principal.



Artigos
5Economia
Ver mais
Na I Gala AJAP – Portugal Winners, realizada no Casino Estoril, Sabrina Saraiva foi homenageada com o prémio “Jovem Empresária Rural 2025”. Natural da aldeia de Gralheira, no norte montanhoso de Portugal, Sabrina representa uma nova geração de empreendedoras rurais modernas, unindo tradição, inovação e dedicação ao território. Embora seja maquilhadora, a sua vida profissional […] O conteúdo Sabrina Saraiva recebe o prémio “Jovem Empresária Rural 2025” aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O programa E-Lar, que visa apoiar a troca de eletrodomésticos a gás por modelos elétricos em famílias com tarifa social...

A empresa é um dos maiores operadores logísticos da Europa e é especializada na distribuição para canais de proximidade.

Esta medida, a ser aplicada, permitiria ao Estado “arrecadar receitas adicionais na ordem de, pelo menos, 100 milhões euros por ano”, apontou a associação de defesa do ambiente







