A medida, que não está detalhada na proposta de OE2026, será implementada de forma a não encarecer o preço final dos combustíveis para os consumidores. O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, garantiu que o executivo está a trabalhar numa solução de neutralidade fiscal. “Procuraremos momentos de redução dos preços, para poder reverter estes descontos”, afirmou, explicando que a intenção é aproveitar as quedas no mercado internacional para reintroduzir a carga fiscal sem que os consumidores sintam um aumento no preço de bomba. Esta questão tem sido um ponto de insistência por parte de Bruxelas desde 2023. Apesar da futura reversão dos descontos, a proposta de OE2026 prevê um aumento da receita com o ISP em 187 milhões de euros, para um total de 4.254 milhões, justificado pelo “crescimento esperado no consumo privado”. Outros artigos acrescentam que o fim da isenção do ISP sobre biocombustíveis e o aumento da taxa de carbono poderão também pressionar os preços em alta. A questão é politicamente sensível, com o Chega a avisar que “não tolerará” um aumento dos impostos sobre os combustíveis, enquanto o PS manifesta “preocupação” com a exclusão do tema do documento orçamental, acusando o Governo de falta de transparência.
Fim dos Descontos no ISP: Governo Prepara Solução Neutra para os Combustíveis
O Governo prepara-se para eliminar gradualmente os descontos no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), em vigor desde 2022, respondendo às recomendações da Comissão Europeia.



Artigos
26Economia
Ver mais
Na I Gala AJAP – Portugal Winners, realizada no Casino Estoril, Sabrina Saraiva foi homenageada com o prémio “Jovem Empresária Rural 2025”. Natural da aldeia de Gralheira, no norte montanhoso de Portugal, Sabrina representa uma nova geração de empreendedoras rurais modernas, unindo tradição, inovação e dedicação ao território. Embora seja maquilhadora, a sua vida profissional […] O conteúdo Sabrina Saraiva recebe o prémio “Jovem Empresária Rural 2025” aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O programa E-Lar, que visa apoiar a troca de eletrodomésticos a gás por modelos elétricos em famílias com tarifa social...

A empresa é um dos maiores operadores logísticos da Europa e é especializada na distribuição para canais de proximidade.

Esta medida, a ser aplicada, permitiria ao Estado “arrecadar receitas adicionais na ordem de, pelo menos, 100 milhões euros por ano”, apontou a associação de defesa do ambiente







