Enquanto a redução da taxa de IRC visa aumentar a competitividade, a proposta de acabar com o regime indireto do SIFIDE gera preocupação no ecossistema de inovação. A proposta de OE2026 confirma a descida da taxa de IRC de 20% para 19%, uma medida com um impacto orçamental estimado em 300 milhões de euros e que foi aprovada autonomamente no Parlamento. O Governo reitera o compromisso de continuar esta trajetória de redução até atingir 17% em 2028, considerando o imposto um "instrumento determinante no aumento da produtividade das empresas". Em paralelo, o Executivo surpreendeu ao admitir o fim do Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) na sua vertente indireta, através de fundos de investimento. A medida, recomendada pela Unidade Técnica de Avaliação de Políticas Tributárias (U-TAX), visa corrigir o facto de "uma parte significativa do investimento" estar "retida nos fundos [...] não sendo aplicada em atividades de Investigação e Desenvolvimento". O Governo estima uma poupança fiscal de 124,2 milhões de euros já em 2026 com esta alteração. A decisão é criticada por vários operadores do ecossistema de capital de risco, que alertam para um "retrocesso de vários anos na capacidade de financiar a inovação nacional" e uma "redução da liquidez nos fundos de inovação". Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal, considera a análise da U-TAX baseada em "preconceitos" e desconhecimento do funcionamento do capital de risco.
Redução do IRC avança, mas Governo admite fim do SIFIDE para fundos de investimento
A política fiscal para as empresas em 2026 é marcada pela continuidade da descida do IRC e por uma alteração significativa nos incentivos à investigação e desenvolvimento.



Artigos
14Economia
Ver mais
Jornal Mais Ribatejo A greve de dois dias dos trabalhadores da Nobre Alimentação, em Rio Maior, está a gerar leituras opostas quanto à adesão. Enquanto o sindicato fala numa participação de mais de 90%, a empresa garante que apenas cerca de 30% dos 780 trabalhadores faltaram ao trabalho esta sexta-feira. “É uma estimativa baseada no número de viaturas […] O conteúdo Greve na Nobre em Rio Maior gera versões divergentes: sindicato fala em 90%, empresa aponta 30% de adesão aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Jornal Mais Ribatejo O Ministério da Agricultura e da Alimentação vai implementar uma rede nacional de armadilhas inteligentes, recorrendo a inteligência artificial (IA) para reforçar a vigilância e o controlo de pragas e doenças que afetam animais e culturas agrícolas, num investimento de 10 milhões de euros financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto, […] O conteúdo Governo investe 10 milhões em rede inteligente para vigiar pragas na agricultura aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Estratégia tem em vista reduzir as importações de gás russo e limitar a presença da Turquia no mercado europeu. Primeiro-ministro grego recusa que rotas sejam desviadas através da Turquia.

A dificuldade de Lisboa acolher voos privados com destino à Web Summit, noticiada pelo ECO na quarta-feira, já chegou à imprensa internacional. O jornal Financial Times (FT) titula que “engarrafamento de tráfego de jatos privados para a cimeira de Lisboa obriga magnatas a aterrar em Espanha”. Segundo a organização, “alguns convidados, em particular aqueles com […]







