O governador do Banco de Portugal (BdP), Álvaro Santos Pereira, destacou que o país possui índices de literacia financeira “bastante baixos” em comparação internacional, sublinhando a “maior importância” das iniciativas em curso. No centro destes esforços está o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), uma colaboração entre o BdP, a Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões (ASF) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que considera a educação financeira nas escolas um “pilar estratégico”. Em conjunto com o Ministério da Educação, os supervisores têm desenvolvido referenciais curriculares, formação de professores e materiais pedagógicos desde 2011. A CMVM, por seu lado, considera a literacia financeira a “primeira linha de defesa dos cidadãos”, tendo reforçado as suas iniciativas de formação junto de escolas e populações vulneráveis, com foco na prevenção de fraudes e na compreensão de criptoativos. O compromisso foi reforçado no Dia Mundial da Poupança, com os supervisores a associarem-se à iniciativa “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, promovida pelo Ministério da Educação, que levou aulas sobre poupança a escolas de todo o país, ministradas por estudantes universitários e diversas personalidades, incluindo o próprio governador do BdP.
Supervisores e Governo Reforçam Aposta na Literacia Financeira
A baixa literacia financeira em Portugal é um desafio reconhecido pelas autoridades, motivando uma ação concertada entre os supervisores financeiros e o Governo para capacitar os cidadãos, com especial foco nos mais jovens.



Artigos
4Economia
Ver mais
As emissões do transporte marítimo da UE atingiram em 2024 o nível mais alto desde que há registos, segundo a T&E. A MSC mantém-se como a maior poluidora, sustenta a organização ambientalista. The post Emissões do shipping europeu em máximos first appeared on Transportes & Negócios.

Sempre que leio ou ouço alguém propor continuidade de negócio como vantagem competitiva, interrogo-me: não será mais uma questão de sobrevivência? E, num mundo cada vez mais global, conectado e interdependente não apenas da nossa sobrevivência, mas de todos os que de alguma forma, direta ou indireta, dependem de nós.

O passado, o presente e, principalmente, o futuro estiveram em destaque na 1.ª Gala – AJAP Portugal Winners, a que o Expresso se associou como media partner. Foram entregues prémios a duas jovens promessas da agricultura nacional e prestada homenagem ao antigo presidente da República e primeiro-ministro, Cavaco Silva

O Ministério da Agricultura vai recorrer à inteligência artificial (IA) no combate a pragas e doenças que afetam animais e plantas. O projeto, denominado “OHVeNet – One Health Vector Network”, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento total de 10 milhões de euros.







