O governador do Banco de Portugal (BdP), Álvaro Santos Pereira, destacou que o país possui índices de literacia financeira “bastante baixos” em comparação internacional, sublinhando a “maior importância” das iniciativas em curso. No centro destes esforços está o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), uma colaboração entre o BdP, a Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões (ASF) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que considera a educação financeira nas escolas um “pilar estratégico”. Em conjunto com o Ministério da Educação, os supervisores têm desenvolvido referenciais curriculares, formação de professores e materiais pedagógicos desde 2011. A CMVM, por seu lado, considera a literacia financeira a “primeira linha de defesa dos cidadãos”, tendo reforçado as suas iniciativas de formação junto de escolas e populações vulneráveis, com foco na prevenção de fraudes e na compreensão de criptoativos. O compromisso foi reforçado no Dia Mundial da Poupança, com os supervisores a associarem-se à iniciativa “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, promovida pelo Ministério da Educação, que levou aulas sobre poupança a escolas de todo o país, ministradas por estudantes universitários e diversas personalidades, incluindo o próprio governador do BdP.
Supervisores e Governo Reforçam Aposta na Literacia Financeira
A baixa literacia financeira em Portugal é um desafio reconhecido pelas autoridades, motivando uma ação concertada entre os supervisores financeiros e o Governo para capacitar os cidadãos, com especial foco nos mais jovens.



Artigos
4
Segundo o analista de mercados do Millenium Ramiro Loureiro "bolsas em Wall Street recuam ligeiramente, após a revelação de que a economia norte-americana cresceu mais do que o antecipado no 3.ºtrimestre, o ritmo mais rápido em dois anos, impulsionada por um forte consumo".

Os trabalhadores dos setores do comércio, escritório e serviços, nomeadamente das empresas filiadas na APED -- Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, vão estar em greve esta quarta-feira e em 31 de dezembro, reivindicando aumentos salariais, foi anunciado.

Quando tudo corre bem, nem todos os CEOs ficam quietos. Um novo estudo revela que, perante uma performance acima do esperado, são sobretudo os líderes mais narcisistas que avançam para aquisições — não por necessidade estratégica, mas porque o sucesso alimenta a confiança (e o ego).

Os Estados Unidos vão proibir a entrada no mercado de novos drones fabricados no estrangeiro, alegando riscos “inaceitáveis” para a segurança nacional. A decisão foi anunciada pela Federal Communications Commission (FCC) e afeta diretamente fabricantes chineses, incluindo a DJI, líder mundial do setor, e a Autel, afastando-os do mercado norte-americano.







