O governador do Banco de Portugal (BdP), Álvaro Santos Pereira, destacou que o país possui índices de literacia financeira “bastante baixos” em comparação internacional, sublinhando a “maior importância” das iniciativas em curso. No centro destes esforços está o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), uma colaboração entre o BdP, a Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões (ASF) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que considera a educação financeira nas escolas um “pilar estratégico”. Em conjunto com o Ministério da Educação, os supervisores têm desenvolvido referenciais curriculares, formação de professores e materiais pedagógicos desde 2011. A CMVM, por seu lado, considera a literacia financeira a “primeira linha de defesa dos cidadãos”, tendo reforçado as suas iniciativas de formação junto de escolas e populações vulneráveis, com foco na prevenção de fraudes e na compreensão de criptoativos. O compromisso foi reforçado no Dia Mundial da Poupança, com os supervisores a associarem-se à iniciativa “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, promovida pelo Ministério da Educação, que levou aulas sobre poupança a escolas de todo o país, ministradas por estudantes universitários e diversas personalidades, incluindo o próprio governador do BdP.
Supervisores e Governo Reforçam Aposta na Literacia Financeira
A baixa literacia financeira em Portugal é um desafio reconhecido pelas autoridades, motivando uma ação concertada entre os supervisores financeiros e o Governo para capacitar os cidadãos, com especial foco nos mais jovens.



Artigos
4
A Oenofuture Limited encerrou escritórios em Londres e acumula dívidas graves, colocando investidores portugueses de vinhos de luxo em risco de perdas.

Assim esse rating solicitado cessa a partir desta terça-feira dia 23 de dezembro de 2025.

A Secil nasceu nas encostas da Arrábida. Passou por guerras, nacionalizações e privatizações. Agora vai parar, por 1,4 mil milhões de euros, aos espanhóis da Molins.

Os elementos da redacção escolheram as 10 campanhas que se destacaram em Dezembro, uma lista que está colocada a votação junto de uma base alargada de marketeers e uma outra de responsáveis de agências.







