Dívida pública atinge valor nominal recorde em setembro e é classificada como "aspeto frágil" da economia
A dívida pública na ótica de Maastricht aumentou pelo décimo mês consecutivo em setembro, atingindo um novo máximo histórico nominal de 294.319 milhões de euros. O Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, classificou a dívida como um dos "aspetos mais frágeis da economia portuguesa", reiterando a necessidade de manter um ritmo de redução sustentado. De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), o aumento de 5.959 milhões de euros em setembro refletiu principalmente a subida dos títulos de dívida de longo prazo (cerca de 5.700 milhões) e dos certificados de aforro (500 milhões). Esta subida foi apenas “parcialmente compensada pela diminuição dos Certificados do Tesouro” em cerca de 100 milhões de euros. Apesar do recorde em termos nominais, o Governo mantém o foco na redução do rácio da dívida em percentagem do PIB, prevendo que este desça para 90,2% em 2025 e 87,8% em 2026. Durante o debate do Orçamento do Estado, o ministro Miranda Sarmento enfatizou que não se pode “interromper o caminho seguido” e que é necessário “manter o ritmo de redução da dívida de três a quatro pontos percentuais por ano”. O BdP acrescenta que os ativos em depósitos das administrações públicas também subiram, totalizando 39.158 milhões de euros, o que fez com que a dívida pública líquida desses depósitos diminuísse 4.044 milhões de euros face a agosto.



Artigos
5Economia
Ver mais
As emissões do transporte marítimo da UE atingiram em 2024 o nível mais alto desde que há registos, segundo a T&E. A MSC mantém-se como a maior poluidora, sustenta a organização ambientalista. The post Emissões do shipping europeu em máximos first appeared on Transportes & Negócios.

Sempre que leio ou ouço alguém propor continuidade de negócio como vantagem competitiva, interrogo-me: não será mais uma questão de sobrevivência? E, num mundo cada vez mais global, conectado e interdependente não apenas da nossa sobrevivência, mas de todos os que de alguma forma, direta ou indireta, dependem de nós.

O passado, o presente e, principalmente, o futuro estiveram em destaque na 1.ª Gala – AJAP Portugal Winners, a que o Expresso se associou como media partner. Foram entregues prémios a duas jovens promessas da agricultura nacional e prestada homenagem ao antigo presidente da República e primeiro-ministro, Cavaco Silva

O Ministério da Agricultura vai recorrer à inteligência artificial (IA) no combate a pragas e doenças que afetam animais e plantas. O projeto, denominado “OHVeNet – One Health Vector Network”, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento total de 10 milhões de euros.







