Para além do reforço da sua atividade principal, o BPF está a ser posicionado como um instrumento central na política económica do Governo. O ministro da Economia revelou que está a ser desenhado, em conjunto com o BPF, um “Fundo de Fundos, estruturante e recorrente” para dar continuidade à missão do Fundo de Capitalização e Resiliência após o fim do PRR. Este novo veículo financeiro visa replicar as melhores práticas de mercado e capacitar o ecossistema nacional de capital de risco. A administradora Teresa Fiúza anunciou ainda a extensão do prazo de execução de vários programas de capitalização até julho de 2026, para garantir a continuidade dos investimentos.
Atividade do Banco de Fomento dispara com crédito garantido a superar 5,15 mil milhões de euros
O Banco Português de Fomento (BPF) registou um "crescimento histórico" na sua atividade, com o crédito garantido a empresas a atingir 5.150 milhões de euros nos primeiros dez meses de 2025, um valor dez vezes superior ao de todo o ano de 2024. O Governo está também a articular com o banco estatal a criação de um "Fundo de Fundos" para reforçar a capitalização do tecido empresarial. O ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, anunciou no parlamento que o número de empresas apoiadas pelo banco promocional passou de 2.400 para 12.500, demonstrando a “energia com que o Banco de Fomento está a apoiar as empresas”. A instituição projeta atingir uma produção de crédito de 6 mil milhões de euros até ao final do ano, estimando um impacto de 1,8% no PIB.



Artigos
9
A Oenofuture Limited encerrou escritórios em Londres e acumula dívidas graves, colocando investidores portugueses de vinhos de luxo em risco de perdas.

Assim esse rating solicitado cessa a partir desta terça-feira dia 23 de dezembro de 2025.

A Secil nasceu nas encostas da Arrábida. Passou por guerras, nacionalizações e privatizações. Agora vai parar, por 1,4 mil milhões de euros, aos espanhóis da Molins.

Os elementos da redacção escolheram as 10 campanhas que se destacaram em Dezembro, uma lista que está colocada a votação junto de uma base alargada de marketeers e uma outra de responsáveis de agências.







