Apesar destes alertas macroeconómicos, o mercado acionista francês, representado pelo índice CAC 40, tem apresentado um desempenho positivo, valorizando 9,8% desde o início do ano. Analistas explicam esta divergência pelo perfil marcadamente internacional das empresas do CAC 40, cujo desempenho reflete mais as dinâmicas da economia global do que a saúde das finanças públicas francesas.
Finanças públicas de França geram preocupação com défice de 4,7% e dívida crescente
O governo francês confirmou a Bruxelas um projeto de plano orçamental que prevê um défice de 4,7% do PIB para 2026 e uma dívida pública a atingir 117,9% nesse mesmo ano. A situação contrasta com a disciplina orçamental de países como Portugal e levou a revisões em baixa do rating do país por agências de notação. A trajetória orçamental de França, que prevê um défice de 5,4% em 2025 e só projeta um valor abaixo do limiar de 3% em 2029, coloca o país entre os que têm os maiores desequilíbrios na Zona Euro, a par da Alemanha. Esta situação levou a agência S&P a baixar o rating do país de 'AA' para 'AA-', citando défices superiores ao previsto e o aumento da dívida. A Fitch seguiu o mesmo caminho, e a Moody's alterou a perspetiva para negativa, refletindo o “risco crescente de que a fragmentação do panorama político do país continue a prejudicar o funcionamento das instituições”.



Artigos
5Economia
Ver mais
As emissões do transporte marítimo da UE atingiram em 2024 o nível mais alto desde que há registos, segundo a T&E. A MSC mantém-se como a maior poluidora, sustenta a organização ambientalista. The post Emissões do shipping europeu em máximos first appeared on Transportes & Negócios.

Sempre que leio ou ouço alguém propor continuidade de negócio como vantagem competitiva, interrogo-me: não será mais uma questão de sobrevivência? E, num mundo cada vez mais global, conectado e interdependente não apenas da nossa sobrevivência, mas de todos os que de alguma forma, direta ou indireta, dependem de nós.

O passado, o presente e, principalmente, o futuro estiveram em destaque na 1.ª Gala – AJAP Portugal Winners, a que o Expresso se associou como media partner. Foram entregues prémios a duas jovens promessas da agricultura nacional e prestada homenagem ao antigo presidente da República e primeiro-ministro, Cavaco Silva

O Ministério da Agricultura vai recorrer à inteligência artificial (IA) no combate a pragas e doenças que afetam animais e plantas. O projeto, denominado “OHVeNet – One Health Vector Network”, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento total de 10 milhões de euros.







