De acordo com um estudo da TGM Research Institute, 24% dos portugueses consideram os CA a melhor forma de aplicar dinheiro, uma preferência apenas superada pelos depósitos bancários (32%). A popularidade destes títulos tem sido um fator relevante no aumento da dívida pública em termos nominais, como apontado pelo Banco de Portugal, que identificou a subscrição de 500 milhões de euros em CA como um dos motores do crescimento da dívida em setembro.

A procura tem sido impulsionada pela sua competitividade face a outras aplicações, como a maioria dos depósitos a prazo.

A facilidade de acesso também tem contribuído para a sua adesão. Os CTT, um dos principais canais de subscrição, reportaram que o valor investido nas suas lojas e aplicação mais do que duplicou até setembro, para 5.013,5 milhões de euros. A funcionalidade na APP CTT, lançada em julho de 2024, já ultrapassou os 150 milhões de euros em subscrições, demonstrando o sucesso da digitalização do serviço. A Série F, atualmente em comercialização, oferece uma taxa de juro competitiva e prémios de permanência, sem custos de manutenção.