Ao mesmo tempo, o Governo decidiu alargar por mais um ano, até ao final de 2026, o regime geral do SIFIDE, que se aplica a investimentos diretos das empresas em atividades de I&D. Para evitar um impacto abrupto, foi estabelecido um período transitório: o capital que já foi investido nos fundos até ao final de 2025 “poderá ainda ser usado nos próximos cinco anos”. Segundo o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, esta medida permite que os fundos que estavam “parados”, estimados em cerca de mil milhões de euros, possam ser aplicados. A alteração legislativa implica que, sem o incentivo fiscal, deixará de fazer sentido a existência de fundos focados exclusivamente em I&D, redirecionando o foco do benefício para as empresas que realizam diretamente a investigação.
Governo põe fim ao SIFIDE indireto através de fundos de investimento
O Governo português decidiu terminar com os benefícios fiscais do Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) para investimentos realizados através de fundos. A medida, que entra em vigor em 2026, visa corrigir distorções no sistema, embora preveja um período de transição para a aplicação do capital já alocado. A proposta de lei, aprovada em Conselho de Ministros, determina o fim do chamado SIFIDE indireto no final de 2025. Este regime permitia às empresas obter benefícios fiscais em IRC ao investirem em fundos de capital de risco que, por sua vez, canalizavam o capital para projetos de I&D. A decisão segue uma recomendação da Unidade Técnica de Avaliação de Políticas Tributárias e Aduaneiras (U-TAX).


Artigos
2
No âmbito da sua iniciativa solidária de Natal, o Lidl promoveu, no passado dia 22 de dezembro, uma ação de apoio à população sénior junto de três lares do Distrito de Castelo Branco, uma das regiões mais afetadas pela desertificação e pelo envelhecimento demográfico acentuado, levando momentos de convívio, partilha e alegria a dezenas de utentes. Integrado no roadshow nacional do Camião Favorina, este evento decorreu sob o mote “Cuidar de Quem Já Cuidou de Nós Vale Mesmo a Pena” e passou pelo Lar Major Rato, pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão e pela Sociedade Filarmónica de Beneficência […] O conteúdo Camião leva o espírito de Natal a lares de Castelo Branco aparece primeiro em Notícias do Centro.

Entre as figuras alvo de sanções está o ex-comissário europeu francês Thierry Breton, estando todos proibidos de entrar nos Estados Unidos.

A empresa sediada em Taveiro (Coimbra), especializada em soluções tecnológicas para a indústria e agroindústria, assinala 30 anos de atividade....

O regulador vai aferir se a compra da Remolcanosa Portugal pela Boluda Towage levanta problemas de concorrência no setor da rebocagem em portos marítimos.







