Do montante total, 478,0 mil milhões de euros pertencem ao setor privado (empresas e particulares) e 388,4 mil milhões ao setor público (administrações públicas e empresas públicas). O crescimento em setembro foi liderado pelo setor público, cujo endividamento aumentou 6,7 mil milhões de euros, maioritariamente devido ao financiamento obtido junto do exterior (+6,0 mil milhões), o que reflete um aumento do investimento de não residentes em títulos de dívida pública portuguesa. O setor privado também viu o seu endividamento crescer em 2,6 mil milhões de euros. Esta evolução foi motivada tanto pelos particulares, que aumentaram o seu endividamento em 1,3 mil milhões, essencialmente através de crédito à habitação (+1,0 mil milhões), como pelas empresas privadas, que se financiaram em mais 1,4 mil milhões de euros. Em termos de taxas de variação anual, o endividamento dos particulares destacou-se ao subir 7,8% em relação a setembro de 2024, estabelecendo um novo máximo desde que a série estatística se iniciou em dezembro de 2008.
Endividamento da economia portuguesa regista em setembro a maior subida mensal desde a pandemia
O endividamento do setor não financeiro em Portugal atingiu 866,4 mil milhões de euros em setembro de 2025, um aumento de 9,4 mil milhões de euros face ao mês anterior, impulsionado sobretudo pelo setor público. Os dados do Banco de Portugal (BdP) revelam a maior aceleração mensal do endividamento desde o início da pandemia.



Artigos
3
A bolsa de Nova Iorque fechou hoje em alta, impulsionada pela imagem de uma economia norte-americana saudável após a divulgação de números de crescimento do terceiro trimestre que superaram as expectativas, apesar das preocupações com a política monetária.

No âmbito da sua iniciativa solidária de Natal, o Lidl promoveu, no passado dia 22 de dezembro, uma ação de apoio à população sénior junto de três lares do Distrito de Castelo Branco, uma das regiões mais afetadas pela desertificação e pelo envelhecimento demográfico acentuado, levando momentos de convívio, partilha e alegria a dezenas de utentes. Integrado no roadshow nacional do Camião Favorina, este evento decorreu sob o mote “Cuidar de Quem Já Cuidou de Nós Vale Mesmo a Pena” e passou pelo Lar Major Rato, pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão e pela Sociedade Filarmónica de Beneficência […] O conteúdo Camião leva o espírito de Natal a lares de Castelo Branco aparece primeiro em Notícias do Centro.

Entre as figuras alvo de sanções está o ex-comissário europeu francês Thierry Breton, estando todos proibidos de entrar nos Estados Unidos.

A investigação incide sobre práticas que terão restringido o acesso ao portal de anúncios imobiliários online dominante a algumas agências imobiliárias que utilizavam o software de gestão (CRM) de um concorrente







