A comissária sublinhou que a iniciativa pretende ser um "verdadeiro ponto de viragem", descrevendo as pensões não apenas como uma questão social, mas também como um "poderoso instrumento económico". Segundo Maria Luís Albuquerque, "os fundos de pensões são uma fonte de poupança estável e de longo prazo, essenciais para financiar as empresas europeias, impulsionar a inovação e concretizar a nossa ambição comum de crescimento e prosperidade". A proposta segue as recomendações da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA), que sugeriu a criação da marca "EuroPension" para funcionar como uma identidade simples e reconhecível, incentivando o investimento transfronteiriço e a participação dos aforradores.
Comissão Europeia avança com proposta para criar "Europensão" com adesão automática
A Comissão Europeia prepara-se para apresentar uma proposta legislativa para criar um sistema de pensões complementares pan-europeu, apelidado de "Europensão", com o objetivo de reforçar a poupança privada para a reforma em toda a União Europeia. A iniciativa, anunciada pela comissária europeia dos Serviços Financeiros, Maria Luís Albuquerque, visa combater as lacunas dos sistemas públicos de pensões num contexto de envelhecimento demográfico. O pilar central da proposta é a implementação de um mecanismo de "inscrição automática" (auto-enrolment), através do qual os trabalhadores seriam automaticamente inscritos em planos de pensões complementares, mantendo a liberdade de optar por sair. Este modelo, que já demonstrou resultados positivos noutros países, visa aumentar significativamente as taxas de adesão e permitir a acumulação de poupança ao longo da vida ativa.



Artigos
5
A bolsa de Nova Iorque fechou hoje em alta, impulsionada pela imagem de uma economia norte-americana saudável após a divulgação de números de crescimento do terceiro trimestre que superaram as expectativas, apesar das preocupações com a política monetária.

No âmbito da sua iniciativa solidária de Natal, o Lidl promoveu, no passado dia 22 de dezembro, uma ação de apoio à população sénior junto de três lares do Distrito de Castelo Branco, uma das regiões mais afetadas pela desertificação e pelo envelhecimento demográfico acentuado, levando momentos de convívio, partilha e alegria a dezenas de utentes. Integrado no roadshow nacional do Camião Favorina, este evento decorreu sob o mote “Cuidar de Quem Já Cuidou de Nós Vale Mesmo a Pena” e passou pelo Lar Major Rato, pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão e pela Sociedade Filarmónica de Beneficência […] O conteúdo Camião leva o espírito de Natal a lares de Castelo Branco aparece primeiro em Notícias do Centro.

Entre as figuras alvo de sanções está o ex-comissário europeu francês Thierry Breton, estando todos proibidos de entrar nos Estados Unidos.

A investigação incide sobre práticas que terão restringido o acesso ao portal de anúncios imobiliários online dominante a algumas agências imobiliárias que utilizavam o software de gestão (CRM) de um concorrente







