A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, representando 38,3% do stock, tem oscilado em torno dos 2,11% a 2,14%.

A expectativa generalizada do mercado é que o BCE, na sua reunião de política monetária agendada para 17 e 18 de dezembro, opte por manter as taxas diretoras inalteradas, dando continuidade à decisão tomada nas últimas três reuniões. A presidente do BCE, Christine Lagarde, já tinha afirmado que a entidade se encontra "em boa posição" do ponto de vista da política monetária, embora tenha sublinhado que não é um lugar fixo. Esta perspetiva é reforçada pelo mais recente relatório da OCDE sobre a economia global, que projeta que os principais bancos centrais, incluindo o BCE, terminarão o atual ciclo de normalização monetária este ano ou no próximo.

Especificamente para a zona euro, a organização não antecipa mais descidas de taxas, um cenário que ganha força com a ligeira subida da inflação homóloga na zona euro para 2,2% em novembro.