No Boletim Económico de dezembro, o BdP detalha que, após um saldo equilibrado em 2025, se preveem défices de 0,4% do PIB em 2026, 0,9% em 2027 e 1% em 2028. Esta previsão representa uma melhoria face às estimativas de junho, que apontavam para um défice de 1,3% em 2026. O banco central, liderado por Álvaro Santos Pereira, explica que “as melhorias das previsões face a junho refletem, entre outros fatores, novas medidas de política, a alteração das hipóteses relativas aos empréstimos do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e o impacto da revisão do cenário macroeconómico na receita fiscal”. As projeções do BdP contrastam com as do Governo, que no Orçamento do Estado para 2026 prevê um excedente de 0,3% este ano e 0,1% no próximo, enquanto o banco central não antecipa excedente em 2025. Um dos artigos menciona que Portugal poderá violar as regras orçamentais de Bruxelas já em 2025, embora o governador confie na disciplina orçamental do Governo. No que concerne à dívida pública, a perspetiva é mais positiva, com o BdP a projetar que “manterá uma trajetória descendente”, passando de 93,6% do PIB em 2024 para 88,2% em 2025 e atingindo 79,5% do PIB em 2028.
Banco de Portugal Melhora Previsões Orçamentais mas Antecipa Regresso aos Défices
O Banco de Portugal (BdP) reviu em alta as suas projeções para as contas públicas, antecipando um saldo nulo em 2025, mas prevendo o regresso a défices nos anos seguintes. Esta atualização reflete novas medidas políticas e um cenário macroeconómico mais favorável, embora as projeções do banco central sejam menos otimistas que as do Governo.


Artigos
2
Para a Autoridade Tributária, o IUC deve ser pago por quem consta do registo automóvel como proprietário, mesmo que o carro tenha sido vendido a outra pessoa. Mas o Tribunal Constitucional entende que os contribuintes nessa situação devem poder provar ao Fisco que não são os proprietários de facto do veículo. Obtenha a minuta para reclamar junto das Finanças.

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte elegeu os novos órgãos sociais para o quadriénio de 2025–2029 e aprovou, em assembleia geral, o Plano de Actividades e Orçamento para 2026.

O anúncio foi feito na terça-feira pelo ministro da Aviação Civil, Ram Mohan Naidu, através de uma publicação na rede social X. Al Hind Air e FlyExpress passam a operar no país.

A euforia tomou conta dos funcionários da Bimba y Lola de Vigo, no norte de Espanha, depois de terem arrecadado mais de 1, 2 milhões de euros na lotaria espanhola, conhecido como El Gordo. Tudo aconteceu depois de a marca ter comprado entre 600 a 800 bilhetes, que foram, posteriormente, vendidos aos empregados, por um preço simbólico de cinco euros. O conteúdo INCRÍVEL: FUNCIONÁRIOS DA BIMBA Y LOLA GANHAM 1,2 MILHÕES (VÍDEO) aparece primeiro em 24Horas.






