Governo e IGCP Atuam para Evitar Prescrição de 77 Milhões em Certificados de Aforro
O Estado português está a implementar medidas para garantir que os herdeiros de titulares de Certificados de Aforro não percam o acesso a estas poupanças, num contexto em que 77 milhões de euros geridos pelo IGCP se encontravam por pagar no final de 2024. A principal medida é a integração automática da informação sobre os certificados no processo de habilitação de herdeiros, resultado de um protocolo entre o IGCP, o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) e a Autoridade Tributária (AT). O secretário de Estado adjunto e do Orçamento, José Maria Brandão de Brito, confirmou no parlamento que “a partir de agora, os certificados de aforro vão automaticamente ser elencados na habilitação de herdeiros quando há o falecimento de um titular”. O problema, identificado num parecer do Tribunal de Contas (TdC), deve-se a “dados desatualizados e incompletos”, especialmente nas séries mais antigas (A e B), que eram títulos físicos com normas de subscrição menos exigentes. A presidente do TdC, Filipa Urbano Calvão, reconheceu que o IGCP “tem feito um esforço para melhorar a comunicação com os aforradores” e para dar seguimento às recomendações do tribunal. Além do protocolo para casos futuros, o IGCP está a promover uma campanha de sensibilização para a atualização de dados e, a partir de janeiro de 2026, iniciará um processo de desmaterialização das séries A, B e D, que ainda têm suporte físico, obrigando os titulares a atualizar os seus dados ao trocarem os títulos em papel pelo formato digital.



Artigos
4
Para a Autoridade Tributária, o IUC deve ser pago por quem consta do registo automóvel como proprietário, mesmo que o carro tenha sido vendido a outra pessoa. Mas o Tribunal Constitucional entende que os contribuintes nessa situação devem poder provar ao Fisco que não são os proprietários de facto do veículo. Obtenha a minuta para reclamar junto das Finanças.

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte elegeu os novos órgãos sociais para o quadriénio de 2025–2029 e aprovou, em assembleia geral, o Plano de Actividades e Orçamento para 2026.

O anúncio foi feito na terça-feira pelo ministro da Aviação Civil, Ram Mohan Naidu, através de uma publicação na rede social X. Al Hind Air e FlyExpress passam a operar no país.

A euforia tomou conta dos funcionários da Bimba y Lola de Vigo, no norte de Espanha, depois de terem arrecadado mais de 1, 2 milhões de euros na lotaria espanhola, conhecido como El Gordo. Tudo aconteceu depois de a marca ter comprado entre 600 a 800 bilhetes, que foram, posteriormente, vendidos aos empregados, por um preço simbólico de cinco euros. O conteúdo INCRÍVEL: FUNCIONÁRIOS DA BIMBA Y LOLA GANHAM 1,2 MILHÕES (VÍDEO) aparece primeiro em 24Horas.






