O European Consumer Payment Report 2025 (ECPR) mostra que apenas 77% dos consumidores portugueses pagaram todas as contas a tempo em 2025, uma queda face aos 85% de 2024, enquanto na Europa a média subiu de 63% para 76%. Um dos dados mais alarmantes é que a percentagem de portugueses que entraram em incumprimento por não receberem o salário quase duplicou, passando de 12% em 2024 para 21% em 2025.

Este problema afeta mais os homens (26%) e tem especial incidência no Alentejo (55%).

A falta de dinheiro continua a ser a principal causa de incumprimento, afetando severamente a Geração Z, onde 46% afirmam não ter fundos para pagar as contas.

Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal, afirma que “persistem fragilidades relevantes no bem-estar financeiro das famílias portuguesas”, sublinhando que o estudo “evidencia um agravamento claro das diferenças entre consumidores com diferentes níveis de rendimento”. Prova disso é que 89% dos consumidores com rendimentos acima da média confiam na sua capacidade de pagar as contas, contra apenas 36% dos de baixos rendimentos. Além disso, 62% dos portugueses sentem que o aumento do custo de vida teve um impacto negativo permanente no seu bem-estar financeiro, muito acima da média europeia de 43%.

Esta incerteza leva a uma forte contenção no consumo e adia decisões importantes como comprar casa ou mudar de emprego.