O alerta do CFP reforça a necessidade de um escrutínio rigoroso sobre estes contratos e os seus potenciais impactos orçamentais a longo prazo.
Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos de 1,75 mil milhões de euros em PPP
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) emitiu um alerta sobre os "riscos relevantes" para as contas do Estado decorrentes dos passivos contingentes, destacando o valor de 1.754 milhões de euros associado a litígios e pedidos de reequilíbrio financeiro das Parcerias Público-Privadas (PPP). A análise sublinha a posição de Portugal como o país da União Europeia com o maior peso de responsabilidades contingentes ligadas a estas parcerias. No seu relatório sobre a "Posição e evolução dos passivos contingentes das Administrações Públicas", o CFP identifica as PPP, concentradas predominantemente no setor rodoviário, como uma das principais fontes de risco financeiro potencial para o Estado. Embora o valor total dos passivos contingentes em Portugal tenha diminuído para 6,7% do PIB em 2024, quase metade do pico registado durante a pandemia, a situação das PPP é singular. As responsabilidades potenciais destas parcerias representavam 1,2% do PIB em 2024, um valor que, segundo o CFP, coloca Portugal como "o país da União Europeia (UE) com o maior peso de responsabilidades contingentes associadas a PPP em percentagem do PIB", muito acima da média comunitária de 0,2%. A instituição liderada por Nazaré da Costa Cabral adverte que, apesar da evolução favorável no agregado, "o nível elevado e com tendência de crescimento de algumas responsabilidades – sobretudo garantias e PPP – exige acompanhamento contínuo". As projeções indicam que os encargos líquidos com as PPP só se tornarão positivos para as contas públicas a partir de 2053, refletindo a receita da concessão aeroportuária à ANA.



Artigos
3
Crises financeiras são um fenómeno recorrente na economia moderna. Segundo a base de dados do FMI, nos 50 anos de 1970 a 2019, verificaram-se nos países desenvolvidos um total de 77 colapsos e mais 784 (!) no resto do mundo. Apesar dessa frequência, a maioria das pessoas ainda é apanhada desprevenida e grande parte desses […]

A eletrificação ferroviária da Linha do Alentejo recebe 60 ME do Governo, garantindo melhores serviços e sustentabilidade

O Lidl Portugal anunciou o maior investimento salarial da sua história em 2026. O total será superior a 12 milhões de euros.

O Banco Popular da China anunciou hoje que vai manter a taxa de juro de referência para empréstimos (LPR) a um ano em 3%, pelo oitavo mês consecutivo, em linha com as previsões dos analistas.






