Esta movimentação da Globalvia não é uma novidade, uma vez que a empresa tem procurado ativamente expandir o seu portefólio no mercado português, onde já detém 96% da A4 Transmontana e a totalidade da A23 - Beira Interior. Tentativas anteriores de aquisição, como a da Douro Interior em 2020 e da Autoestradas do Douro Litoral (AEDL) em 2023, não se concretizaram, tornando esta nova investida particularmente estratégica. O processo de venda está a ser assessorado pelo Banco Santander, e a CVC DIF já recebeu propostas não vinculativas, indicando que a Globalvia enfrenta concorrência, possivelmente do fundo australiano Igneo, que venceu a corrida pela AEDL. A concretização do negócio consolidaria a Globalvia como um dos principais operadores de infraestruturas rodoviárias em Portugal, aumentando significativamente a sua quilometragem sob gestão e reforçando a sua aposta num mercado que considera prioritário.
Globalvia avança para a compra das autoestradas A28 e Via do Infante em Portugal
A concessionária espanhola Globalvia manifestou um forte interesse em reforçar a sua presença em Portugal, apresentando uma proposta para a aquisição de duas importantes concessões rodoviárias: a A28 (Autoestrada do Litoral Norte) e a A22 (Via do Infante). Atualmente, estas duas vias são detidas pelo fundo de infraestruturas neerlandês CVC DIF, que as adquiriu à Ferrovial entre 2016 e 2020 por um valor superior a 330 milhões de euros. A A28, com 47 quilómetros na região do Porto, e a A22, com 130 quilómetros no Algarve, têm concessões válidas até 2031 e 2030, respetivamente.



Artigos
4
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





