A AeoniQ, uma spin-off da HeiQ Materials AG, detém uma tecnologia inovadora para a produção de fibras de base celulósica que se apresentam como uma alternativa sustentável a fibras sintéticas de origem fóssil, como o poliéster e o nylon. O investimento da Altri, que inclui um aumento de capital, visa escalar a produção desta tecnologia para o mercado comercial. A nova fábrica em Constância terá uma capacidade inicial de 1.750 toneladas por ano. Adicionalmente, será instalada uma unidade pré-industrial em Portugal no início de 2026 para acelerar o desenvolvimento de protótipos e parcerias com marcas. O CEO da Altri, José Soares de Pina, destacou que a aquisição “reforça a presença da Altri no setor das fibras têxteis sustentáveis, abrindo novas avenidas de criação de valor”. A empresa mantém como coinvestidores a HeiQ, a Boss e a MAS Holdings, enquanto a The Lycra Company continuará com os direitos exclusivos de distribuição. Este movimento estratégico surge num período desafiador para a Altri, que reportou uma queda de 77,3% nos lucros do primeiro semestre, para 14 milhões de euros, devido à descida dos preços da pasta e à instabilidade provocada pelas tarifas comerciais.
Altri Conclui Aquisição da Suíça AeoniQ e Investe em Fibras Têxteis Sustentáveis
A Altri finalizou a aquisição de uma participação maioritária de 58,7% na empresa suíça AeoniQ, especializada em têxteis sustentáveis, reforçando a sua aposta estratégica na diversificação para produtos de alto valor acrescentado. A operação inclui a construção da primeira unidade industrial da AeoniQ em Portugal, na fábrica da Caima em Constância, com início previsto para 2026.



Artigos
5
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





