Esta aquisição representa um passo significativo na diversificação do negócio da Altri, posicionando-a num mercado de alto valor acrescentado e com crescente procura global. A AeoniQ detém uma tecnologia inovadora para a produção de um filamento celulósico biodegradável, concebido para substituir fibras sintéticas de origem fóssil como o poliéster e o nylon. O CEO da Altri, José Soares de Pina, destacou a importância do negócio: “Estamos muito satisfeitos com a concretização desta aquisição que, para além de diversificar as nossas operações, reforça a presença da Altri no setor das fibras têxteis sustentáveis, abrindo novas avenidas de criação de valor”. O investimento inclui um aumento de capital para escalar a produção da AeoniQ para um nível comercial. A primeira unidade industrial, a ser construída em Constância, terá uma capacidade inicial de 1.750 toneladas por ano. Adicionalmente, será lançada uma unidade pré-industrial em Portugal no início de 2026 para acelerar o desenvolvimento de protótipos e parcerias com marcas. A estrutura acionista mantém como coinvestidores a HeiQ, a Boss e a MAS Holdings, enquanto a The Lycra Company assegura os direitos exclusivos de distribuição, garantindo um ecossistema robusto para o crescimento da nova tecnologia.
Altri adquire controlo da suíça AeoniQ e investe em têxteis sustentáveis
A Altri, empresa portuguesa de pasta de papel, concluiu a aquisição de uma participação maioritária de 58,7% na empresa suíça AeoniQ, reforçando a sua aposta estratégica no setor dos têxteis sustentáveis. A operação prevê a construção da primeira unidade industrial da AeoniQ em Portugal, na fábrica da Caima em Constância, a partir de 2026.



Artigos
5
Naquela que é a 12.ª edição da iniciativa, a consultora vai distribuir acima de 200 mil euros para o financiamento de projetos de várias organizações sem fins lucrativos, garantindo também acompanhamento e mentoria a cada um deles.

Há meio milhar de freguesias em que as populações levam, em média, mais de meia hora de carro para aceder a uma agência bancária, segundo dados do semanário Expresso. É o caso de Salir, no interior de Loulé, no Algarve, onde a Junta de Freguesia passou a oferecer transporte.

A chegada da DIGI a Portugal provocou um terramoto. Mas sabias que não precisas de trocar de cabos, furar paredes ou mudar de router para aproveitar os preços baixos? Se estás satisfeito com a qualidade da tua operadora atual, mas odeias o preço, este guia é para ti. Vamos ser honestos: nem toda a gente […] O conteúdo Não queres mudar para a DIGI? Usa como arma para cortar 30% na fatura aparece primeiro em Leak.

O ano de 2026 deverá ser marcado por um recuo da taxa de inflação para 2,1% e por um novo alívio no IRS, mas as famílias vão deparar-se com uma subida generalizada dos preços de alguns bens e serviços. Rendas, telecomunicações, bilhetes de transportes e portagens são alguns dos serviços que vão acompanhar ou mesmo […]







