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Economia July 28, 2025

Globalvia manifesta interesse na compra das autoestradas A28 e A22, procurando expandir a sua presença no setor de infraestruturas em Portugal.

A concessionária espanhola Globalvia entrou na corrida para a aquisição de duas importantes autoestradas portuguesas: a A28 (Norte Litoral) e a A22 (Via do Infante), atualmente detidas pelo fundo de infraestruturas CVC DIF. Esta movimentação estratégica visa reforçar o portefólio da empresa em Portugal, onde já gere as concessões da A4 (Autoestrada Transmontana) e da A23 (Beira Interior). As duas autoestradas em causa, localizadas no Porto e no Algarve, somam cerca de 177 quilómetros e as suas concessões terminam em 2031 e 2030, respetivamente. O processo de venda, assessorado pelo Banco Santander, já recebeu propostas não vinculativas, indicando um forte interesse do mercado por estes ativos. A ambição da Globalvia em crescer em Portugal não é recente; a empresa já havia tentado, sem sucesso, adquirir a Brisa e a concessionária Douro Interior. A concretizar-se, esta aquisição consolidaria a Globalvia como um dos principais operadores de infraestruturas rodoviárias no país, passando a gerir mais de 500 quilómetros de autoestradas. O fundo CVC DIF adquiriu os ativos à Ferrovial entre 2016 e 2020, num investimento superior a 330 milhões de euros. A competição por estes ativos poderá incluir outros grandes 'players' do setor, como o fundo australiano Igneo, que recentemente venceu a Globalvia na corrida pela Autoestradas do Douro Litoral (AEDL). A operação reflete a atratividade do mercado português de infraestruturas para investidores internacionais.

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ai briefingEm resumo
A potencial aquisição das autoestradas A28 e A22 pela Globalvia sinaliza um forte interesse estratégico no mercado português de infraestruturas, podendo reconfigurar o panorama do setor e intensificar a concorrência por concessões rodoviárias no país.

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