Globalvia manifesta interesse na compra das autoestradas A28 e A22, procurando expandir a sua presença no setor de infraestruturas em Portugal.
A concessionária espanhola Globalvia entrou na corrida para a aquisição de duas importantes autoestradas portuguesas: a A28 (Norte Litoral) e a A22 (Via do Infante), atualmente detidas pelo fundo de infraestruturas CVC DIF. Esta movimentação estratégica visa reforçar o portefólio da empresa em Portugal, onde já gere as concessões da A4 (Autoestrada Transmontana) e da A23 (Beira Interior). As duas autoestradas em causa, localizadas no Porto e no Algarve, somam cerca de 177 quilómetros e as suas concessões terminam em 2031 e 2030, respetivamente. O processo de venda, assessorado pelo Banco Santander, já recebeu propostas não vinculativas, indicando um forte interesse do mercado por estes ativos. A ambição da Globalvia em crescer em Portugal não é recente; a empresa já havia tentado, sem sucesso, adquirir a Brisa e a concessionária Douro Interior. A concretizar-se, esta aquisição consolidaria a Globalvia como um dos principais operadores de infraestruturas rodoviárias no país, passando a gerir mais de 500 quilómetros de autoestradas. O fundo CVC DIF adquiriu os ativos à Ferrovial entre 2016 e 2020, num investimento superior a 330 milhões de euros. A competição por estes ativos poderá incluir outros grandes 'players' do setor, como o fundo australiano Igneo, que recentemente venceu a Globalvia na corrida pela Autoestradas do Douro Litoral (AEDL). A operação reflete a atratividade do mercado português de infraestruturas para investidores internacionais.



Artigos
5
Naquela que é a 12.ª edição da iniciativa, a consultora vai distribuir acima de 200 mil euros para o financiamento de projetos de várias organizações sem fins lucrativos, garantindo também acompanhamento e mentoria a cada um deles.

Há meio milhar de freguesias em que as populações levam, em média, mais de meia hora de carro para aceder a uma agência bancária, segundo dados do semanário Expresso. É o caso de Salir, no interior de Loulé, no Algarve, onde a Junta de Freguesia passou a oferecer transporte.

A chegada da DIGI a Portugal provocou um terramoto. Mas sabias que não precisas de trocar de cabos, furar paredes ou mudar de router para aproveitar os preços baixos? Se estás satisfeito com a qualidade da tua operadora atual, mas odeias o preço, este guia é para ti. Vamos ser honestos: nem toda a gente […] O conteúdo Não queres mudar para a DIGI? Usa como arma para cortar 30% na fatura aparece primeiro em Leak.

O ano de 2026 deverá ser marcado por um recuo da taxa de inflação para 2,1% e por um novo alívio no IRS, mas as famílias vão deparar-se com uma subida generalizada dos preços de alguns bens e serviços. Rendas, telecomunicações, bilhetes de transportes e portagens são alguns dos serviços que vão acompanhar ou mesmo […]







