Globalvia manifesta interesse na compra das autoestradas A28 e A22, procurando expandir a sua presença no setor de infraestruturas em Portugal.
A concessionária espanhola Globalvia entrou na corrida para a aquisição de duas importantes autoestradas portuguesas: a A28 (Norte Litoral) e a A22 (Via do Infante), atualmente detidas pelo fundo de infraestruturas CVC DIF. Esta movimentação estratégica visa reforçar o portefólio da empresa em Portugal, onde já gere as concessões da A4 (Autoestrada Transmontana) e da A23 (Beira Interior). As duas autoestradas em causa, localizadas no Porto e no Algarve, somam cerca de 177 quilómetros e as suas concessões terminam em 2031 e 2030, respetivamente. O processo de venda, assessorado pelo Banco Santander, já recebeu propostas não vinculativas, indicando um forte interesse do mercado por estes ativos. A ambição da Globalvia em crescer em Portugal não é recente; a empresa já havia tentado, sem sucesso, adquirir a Brisa e a concessionária Douro Interior. A concretizar-se, esta aquisição consolidaria a Globalvia como um dos principais operadores de infraestruturas rodoviárias no país, passando a gerir mais de 500 quilómetros de autoestradas. O fundo CVC DIF adquiriu os ativos à Ferrovial entre 2016 e 2020, num investimento superior a 330 milhões de euros. A competição por estes ativos poderá incluir outros grandes 'players' do setor, como o fundo australiano Igneo, que recentemente venceu a Globalvia na corrida pela Autoestradas do Douro Litoral (AEDL). A operação reflete a atratividade do mercado português de infraestruturas para investidores internacionais.



Artigos
5Economia
Ver mais
Num contexto de crescente interesse pelo investimento, o educador financeiro Daniel Rocha destaca um guia simples e prático para quem quer dar os primeiros passos com segurança e clareza. Leia mais artigos em https://foreveryoung.sapo.pt

O café, o peixe, a carne e os ovos estão entre os produtos cujo valor mais subiu nas últimas semanas. The post Ir às compras está (ainda) mais caro — preço do cabaz básico volta a subir appeared first on New in Braga.

A fintech portuguesa Pagaqui lançou o SmartEye, uma solução baseada em inteligência artificial que reconhece automaticamente os dados de pagamento, reduzindo erros e tempo de processamento. A tecnologia estará disponível nos mais de 2500 pontos de venda da rede Pagaqui em todo o país. O post Pagaqui simplifica pagamentos no comércio local com IA aparece primeiro no PME Magazine.

A União das Freguesias de Vilar e Mosteiró é a única parte do município de Vila do Conde que integra o anexo do despacho do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes (imagem em baixo), que reconhece como “catástrofe natural (…) o conjunto de incêndios rurais ocorridos entre 2 de maio e 15 de […]







