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Economia July 31, 2025

Privatização da TAP atrai interesse da Air France-KLM e Lufthansa, mas com condições

A privatização de até 49,9% da TAP Air Portugal continua a atrair o interesse dos maiores grupos aéreos europeus, com a Air France-KLM e a Lufthansa a reafirmarem a sua atenção ao processo.

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A decisão final dos potenciais compradores dependerá das condições impostas pelo Governo português e pela Comissão Europeia, num negócio que poderá redefinir o setor da aviação no sul da Europa.

O Governo português planeia alienar até 44,9% do capital a investidores e reservar 5% para os trabalhadores.

Benjamin Smith, presidente executivo da Air France-KLM, confirmou que o interesse do grupo se mantém, mas sublinhou que se trata de uma "decisão de negócio" e que qualquer investimento terá de garantir uma melhoria na margem do grupo. "Se não for o caso, se houver muito risco em torno do negócio, obviamente não estamos interessados", realçou Smith, acrescentando que a decisão de desistir da compra da Air Europa se deveu à impossibilidade de obter uma participação maioritária.

Por sua vez, Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, afirmou que a TAP "continua a ser uma opção interessante" para o grupo alemão.

A IAG, dona da British Airways e da Iberia, também é apontada como uma das potenciais interessadas.

A corrida pela companhia aérea portuguesa está, assim, lançada, com os gigantes europeus a avaliarem cuidadosamente os riscos regulatórios e financeiros face ao potencial estratégico de reforçar a sua presença nas rotas transatlânticas, especialmente para a América do Sul, onde a TAP detém uma posição forte.

ai briefingEm resumo
A privatização da TAP está no radar dos principais grupos aéreos europeus, como a Air France-KLM e a Lufthansa, que veem na companhia uma oportunidade estratégica, mas aguardam as condições finais do negócio para avançar, pesando os benefícios face aos riscos regulatórios e financeiros.

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