menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 31, 2025

Sonae vende marcas de moda MO e Zippy à equipa de gestão e fundo de 'private equity'

O grupo Sonae concluiu a venda das suas marcas de moda MO e Zippy a um consórcio formado por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, e pelo Fundo Mercúrio, gerido pela Oxy Capital. A operação, configurada como um Management Buy-Out (MBO), no valor de cerca de 20 milhões de euros, enquadra-se na estratégia da Sonae de gestão ativa do seu portefólio de negócios e de foco nos seus ativos principais.

News ImageNews Image

A alienação, efetuada pela Fashion Division, S.A., empresa do universo Sonae, inclui as sociedades Modalfa (MO) e Zippy, bem como as respetivas subsidiárias.

Apesar do encaixe financeiro, a Sonae assinalou que a transação resultou numa perda contabilística estatutária de aproximadamente 24 milhões de euros, sem impacto monetário direto. A CEO da Sonae, Cláudia Azevedo, mencionou a operação no contexto da apresentação de resultados semestrais, descrevendo a gestão de portefólio como "uma das atividades core" da empresa, que implica uma "avaliação contínua e rigorosa da alocação de capital". Esta venda permite à Sonae concentrar-se noutras áreas de negócio, enquanto assegura a continuidade e o crescimento independente das marcas de moda, que foram criadas internamente pelo grupo.

A MO, focada em vestuário familiar, conta com mais de 120 lojas em Portugal, e a Zippy, especializada em moda infantil, está presente em mais de 40 países.

A operação já recebeu a aprovação da Autoridade da Concorrência.

ai briefingEm resumo
A venda da MO e da Zippy pela Sonae, através de um MBO, permite ao grupo focar-se nos seus negócios estratégicos e, simultaneamente, garante que as marcas de moda prossigam um novo ciclo de crescimento sob a liderança da sua equipa de gestão e com o apoio de um fundo de capital de risco.

Artigos

2

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close