A operação, realizada por um valor simbólico de um euro, representa um novo movimento de consolidação no panorama mediático português.
A aquisição da Newsplex pela Media Capital, através da sua subsidiária Meglo - Media Capital Global, foi formalizada por um euro, com o grupo liderado por Mário Ferreira a assumir também "as responsabilidades da Sociedade perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social". A Newsplex era anteriormente detida pela Alpac Capital, de Pedro Vargas David e Luís Santos, que também são donos da Euronews.
A administração cessante da Newsplex afirmou deixar "um jornal reestruturado, com o passivo reduzido em mais de 50%" e "sem um euro de dívida vencida ao Estado, nem um salário ou subsídio em atraso".
Com a mudança de propriedade, Mário Ramires, fundador dos dois jornais, regressa para assumir a direção-geral das publicações.
A transação ocorre num momento em que o jornal i cessou a sua edição diária em papel, passando a um formato de revista distribuída juntamente com o semanário Nascer do Sol.
Mário Ferreira, maior acionista da Media Capital, comentou que não se arrepende dos seus investimentos na comunicação social, afirmando que, ao contrário do que se dizia, "não tem sido o caso" de perder dinheiro.
A aquisição surge pouco depois de a Media Capital ter anunciado um regresso aos lucros no primeiro semestre do ano, com um resultado positivo de 14 mil euros, revertendo um prejuízo de 2,6 milhões no período homólogo.