Os maiores grupos de aviação europeus, IAG, Lufthansa e Air France-KLM, já manifestaram o seu interesse, aguardando agora as condições do negócio.
A reprivatização da TAP é um dos temas centrais no setor da aviação europeu, com os três grandes conglomerados a posicionarem-se para uma potencial aquisição.
O processo, formalmente iniciado em 10 de julho, prevê uma venda direta de até 44,9% a um ou mais investidores, com 5% do capital reservados aos trabalhadores.
O grupo IAG, que detém a British Airways e a Iberia, congratulou-se com o lançamento do processo e afirmou acreditar que "a TAP poderá ter sucesso enquanto parte do modelo distintivo e comprovado do IAG", se "os termos forem adequados". A IAG deu como exemplo o sucesso da integração da Aer Lingus, que mais do que duplicou a sua capacidade de longo curso após a aquisição. A Air France-KLM também mantém o interesse, mas o seu CEO, Benjamin Smith, alertou que se trata de uma "decisão de negócio" e que o grupo não avançará se houver "muito risco".
Da mesma forma, Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, classificou a TAP como uma "opção interessante", mas esclareceu que a sua prioridade atual é a integração da italiana ITA Airways, indicando não ter pressa no processo português. Os potenciais compradores aguardam agora a divulgação do caderno de encargos para avaliar as condições da privatização, que será um marco decisivo para o futuro da companhia aérea portuguesa e para o equilíbrio de forças no mercado aéreo europeu.