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Economia August 2, 2025

Privatização da TAP atrai interesse dos gigantes da aviação europeia

O Governo português iniciou formalmente o processo de reprivatização da TAP, prevendo alienar até 49,9% do capital da companhia aérea nacional.

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Os maiores grupos de aviação europeus, IAG, Lufthansa e Air France-KLM, já manifestaram o seu interesse, aguardando agora as condições do negócio.

A reprivatização da TAP é um dos temas centrais no setor da aviação europeu, com os três grandes conglomerados a posicionarem-se para uma potencial aquisição.

O processo, formalmente iniciado em 10 de julho, prevê uma venda direta de até 44,9% a um ou mais investidores, com 5% do capital reservados aos trabalhadores.

O grupo IAG, que detém a British Airways e a Iberia, congratulou-se com o lançamento do processo e afirmou acreditar que "a TAP poderá ter sucesso enquanto parte do modelo distintivo e comprovado do IAG", se "os termos forem adequados". A IAG deu como exemplo o sucesso da integração da Aer Lingus, que mais do que duplicou a sua capacidade de longo curso após a aquisição. A Air France-KLM também mantém o interesse, mas o seu CEO, Benjamin Smith, alertou que se trata de uma "decisão de negócio" e que o grupo não avançará se houver "muito risco".

Da mesma forma, Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, classificou a TAP como uma "opção interessante", mas esclareceu que a sua prioridade atual é a integração da italiana ITA Airways, indicando não ter pressa no processo português. Os potenciais compradores aguardam agora a divulgação do caderno de encargos para avaliar as condições da privatização, que será um marco decisivo para o futuro da companhia aérea portuguesa e para o equilíbrio de forças no mercado aéreo europeu.

ai briefingEm resumo
O processo de privatização de até 49,9% da TAP foi iniciado, atraindo o interesse dos três maiores grupos de aviação europeus – IAG, Lufthansa e Air France-KLM – que aguardam as condições do negócio para avaliar uma possível aquisição.

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