Euronext avança com oferta de 426 milhões de euros para adquirir a Bolsa de Atenas
A Euronext, principal infraestrutura de mercados de capitais europeus que gere a bolsa de Lisboa, lançou uma oferta pública de troca voluntária de ações para adquirir a totalidade da Bolsa de Atenas (ATHEX). A operação, avaliada em aproximadamente 412,8 milhões de euros, insere-se na estratégia expansionista do grupo para consolidar os mercados de capitais na Europa. A oferta propõe uma taxa de conversão fixa de 20.000 ações ordinárias da ATHEX por cada nova ação da Euronext, o que avalia cada ação da praça grega em 7,14 euros, representando um prémio de cerca de 27% sobre o preço médio dos últimos três meses. A Euronext projeta sinergias anuais de 12 milhões de euros até 2028, com custos de implementação de 25 milhões de euros. O Conselho de Administração da ATHEX manifestou o seu apoio unânime à oferta.
A aquisição posiciona a Grécia como um novo centro estratégico para o desenvolvimento da Euronext no Sudeste Europeu, num momento em que, segundo Stéphane Boujnah, CEO da Euronext, "a Grécia teve um forte crescimento económico nos últimos anos". A integração permitirá aos participantes do mercado grego aceder à rede da Euronext, que gere cerca de 25% da negociação de ações europeias e acolhe quase 1.800 empresas cotadas. A conclusão da transação está prevista para o final de 2025, sujeita às aprovações regulamentares.
Em resumoA oferta da Euronext pela Bolsa de Atenas é um passo estratégico para a consolidação do mercado de capitais europeu. Ao integrar a praça grega na sua rede pan-europeia, a Euronext não só expande a sua presença geográfica para o Sudeste da Europa, como também reforça o seu papel na criação de uma União de Mercados de Capitais mais robusta e competitiva.
Artigos
4