Euronext lança oferta de 413 milhões de euros para adquirir Bolsa de Atenas
A Euronext, principal operador de mercados de capitais na Europa e gestor da bolsa de Lisboa, anunciou uma oferta pública de troca voluntária para adquirir a totalidade das ações da Bolsa de Atenas (ATHEX). A operação, que avalia a bolsa grega em aproximadamente 412,8 milhões de euros, insere-se na estratégia de expansão da Euronext e visa reforçar o seu modelo integrado de mercados de capitais na Europa. A oferta propõe uma taxa de conversão fixa de 20.000 ações da ATHEX por cada nova ação da Euronext, o que representa um prémio de cerca de 27% sobre o preço médio ponderado das ações da bolsa grega nos três meses anteriores a 30 de junho de 2025. A Euronext estima que a aquisição gere sinergias anuais de 12 milhões de euros até 2028, com custos de implementação de 25 milhões de euros. Stéphane Boujnah, CEO da Euronext, destacou que a aquisição irá “impulsionar o desenvolvimento e a atratividade dos mercados gregos a nível internacional” e contribuir para a concretização da União de Poupança e Investimento na Europa. O anúncio coincidiu com a divulgação de resultados recorde da Euronext para o segundo trimestre de 2025, com receitas de 465,8 milhões de euros e um lucro líquido de 183,8 milhões, um crescimento de 29,7% face ao período homólogo. Este desempenho financeiro robusto, impulsionado pelo crescimento orgânico e por aquisições anteriores, confere à Euronext a solidez necessária para avançar com esta nova operação estratégica de consolidação no mercado europeu.



Artigos
3
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






