A transação demonstra a capacidade da EDPR de desenvolver, construir e alienar com sucesso ativos renováveis de alta qualidade, otimizando o seu portefólio e financiando a sua ambiciosa estratégia de expansão em mercados-chave.
EDP Renováveis vende portefólio solar em Espanha à Prosolia Energy por 160 milhões de euros
A EDP Renováveis (EDPR) assinou um acordo para a venda da totalidade da sua participação num portefólio de cinco centrais solares em Espanha à Prosolia Energy. A transação, com um 'enterprise value' estimado de 160 milhões de euros, insere-se na estratégia de rotação de ativos da empresa para o período 2023-2026. O portefólio vendido compreende cinco centrais solares já em operação, localizadas nas regiões da Andaluzia e Castela e Leão, com uma capacidade total de 190 MWac (229 MWdc). Estes ativos são relativamente novos, com uma vida média inferior a um ano, e a sua atratividade é reforçada por beneficiarem de contratos de aquisição de energia a longo prazo (PPAs), que garantem fluxos de receita estáveis e previsíveis. Esta operação faz parte do programa de rotação de ativos da EDPR, uma componente central do seu plano de negócios que visa cristalizar o valor de projetos maduros para reinvestir os fundos em novos desenvolvimentos de energias renováveis, acelerando assim o seu ciclo de crescimento. Com esta venda, a EDPR já assegurou aproximadamente 800 milhões de euros do seu objetivo de dois mil milhões de euros em proveitos de rotação de ativos para 2025. A conclusão do negócio está sujeita às habituais condições regulatórias e outras, prevendo-se que ocorra ainda durante o ano de 2025.



Artigos
5
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






