A transação demonstra a capacidade da EDPR de desenvolver, construir e alienar com sucesso ativos renováveis de alta qualidade, otimizando o seu portefólio e financiando a sua ambiciosa estratégia de expansão em mercados-chave.
EDP Renováveis vende portefólio solar em Espanha à Prosolia Energy por 160 milhões de euros
A EDP Renováveis (EDPR) assinou um acordo para a venda da totalidade da sua participação num portefólio de cinco centrais solares em Espanha à Prosolia Energy. A transação, com um 'enterprise value' estimado de 160 milhões de euros, insere-se na estratégia de rotação de ativos da empresa para o período 2023-2026. O portefólio vendido compreende cinco centrais solares já em operação, localizadas nas regiões da Andaluzia e Castela e Leão, com uma capacidade total de 190 MWac (229 MWdc). Estes ativos são relativamente novos, com uma vida média inferior a um ano, e a sua atratividade é reforçada por beneficiarem de contratos de aquisição de energia a longo prazo (PPAs), que garantem fluxos de receita estáveis e previsíveis. Esta operação faz parte do programa de rotação de ativos da EDPR, uma componente central do seu plano de negócios que visa cristalizar o valor de projetos maduros para reinvestir os fundos em novos desenvolvimentos de energias renováveis, acelerando assim o seu ciclo de crescimento. Com esta venda, a EDPR já assegurou aproximadamente 800 milhões de euros do seu objetivo de dois mil milhões de euros em proveitos de rotação de ativos para 2025. A conclusão do negócio está sujeita às habituais condições regulatórias e outras, prevendo-se que ocorra ainda durante o ano de 2025.



Artigos
5Economia
Ver mais
Quer investir em ETF? Conheça este instrumento financeiro e veja como abrir conta, escolher o fundo ideal e evitar erros. O conteúdo O meu primeiro ETF: Da abertura da conta à primeira ordem aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

A MSC Cruzeiros distinguiu os agentes de viagens e parceiros comerciais que mais se destacaram em vendas ao longo de 2024, num total de 23 vencedores distribuídos por 22 categorias e 49 prémios entregues. O evento teve lugar no passado domingo, 9 de Novembro, no qual estiveram presentes cerca de 500 profissionais do turismo a bordo do navio MSC Musica, em Lisboa, para celebrar a nova edição do “MSC All-Stars of the Sea Portugal 2025”.

A felicidade organizacional deixou de ser uma aspiração idealista para se tornar um indicador estratégico de competitividade, reputação e sustentabilidade.

O panorama do retalho na Europa continua a evoluir, e os centros comerciais permanecem no epicentro do consumo, mesmo com a crescente digitalização.







