Esta decisão poderá reorientar o interesse da Lufthansa para o processo de privatização da TAP Air Portugal. Após meses de conversações, a Lufthansa decidiu não avançar com uma injeção de capital ou participação acionista na Air Europa, seguindo uma decisão semelhante da Air France-KLM, que também se retirou do processo anteriormente. A Air Europa, que contratou a consultora PJT Partners para encontrar novos investidores com o objetivo de reembolsar uma dívida de 475 milhões de euros contraída durante a pandemia, vê agora o seu futuro mais ligado à Turkish Airlines.
A companhia turca anunciou em junho estar em conversações "não vinculativas" para avaliar a oportunidade de investimento.
O International Airlines Group (IAG) mantém a sua participação de 20% na companhia espanhola.
A principal implicação desta retirada é o impacto no processo de reprivatização da TAP. A Lufthansa, a par da IAG e da Air France-KLM, já tinha manifestado interesse no caderno de encargos da transportadora portuguesa, cujo processo foi formalmente iniciado pelo Governo em julho para a venda de até 49,9% do capital. Com a saída da corrida pela Air Europa, a companhia alemã fica com maior disponibilidade estratégica e financeira para se concentrar no dossiê português, tornando-se um concorrente potencialmente mais forte na aquisição de uma participação na TAP.