A formalização da documentação legal ocorreu a 1 de agosto de 2025, envolvendo o BPCE e o fundo norte-americano Lone Star, atual detentor da participação maioritária. A conclusão do negócio está agora dependente das autorizações regulatórias do Banco Central Europeu (BCE) e da Comissão Europeia, bem como da assinatura por parte do Governo português e do Fundo de Resolução. Nicolas Namias, presidente do conselho de administração do BPCE, destacou a importância da aquisição, afirmando que, “ao abrirmos o nosso segundo mercado doméstico em Portugal, continuamos a expansão da nossa pegada europeia”. A aquisição surge num momento de solidez financeira para o grupo francês, que registou um lucro líquido de 1,8 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2025, um aumento de 8% em relação ao período homólogo. O BPCE, que supervisiona as redes Caisse d’Epargne e Banque Populaire, demonstrou um “crescimento orgânico muito sólido”, com as receitas a subirem 11% para 12,6 mil milhões de euros e um rácio de capital CET1 de 16,3% no final de junho, o que evidencia a sua robustez para levar a cabo a expansão.
Grupo francês BPCE assina compra do Novo Banco e acelera expansão europeia
O grupo bancário francês BPCE concluiu a assinatura dos acordos definitivos para a aquisição de 75% do Novo Banco, marcando um passo fundamental na sua estratégia de expansão na Europa. A operação, anunciada a 13 de junho, deverá estar finalizada no primeiro semestre de 2026, transformando Portugal no segundo mercado doméstico do grupo.



Artigos
3Economia
Ver mais
A TAP Air Portugal subiu ao segundo lugar do ranking das companhias aéreas mais acessíveis da Europa, segundo dados do índice RASK, que mede o custo do assento por quilómetro voado.

O Turismo de Portugal anunciou o lançamento da nova campanha internacional intitulada “Portugal Means Business”. O conteúdo Turismo de Portugal lança campanha internacional destinada ao turismo de negócios aparece primeiro em TNEWS.

Governo delega competências nas administrações de empresas públicas para realizarem despesas plurianuais sem necessidade de aprovação da tutela em algumas situações, mas obriga a reporte trimestral.

Por cada 100 mulheres em idade ativa da região do Médio Oriente, Norte de África e Pacífico, apenas 20 têm acesso ao mercado de trabalho







