A OPA do BBVA, avaliada em 11 mil milhões de euros, já recebeu aprovação do Banco Central Europeu e da autoridade da concorrência espanhola, mas enfrenta a oposição do governo espanhol, que impôs condições como a proibição de fusão durante três anos.
Acionistas do Sabadell aprovam venda da filial britânica TSB ao Santander
Os acionistas do banco Sabadell aprovaram em assembleia-geral extraordinária a venda da sua filial britânica, TSB, ao Santander por 2,65 mil milhões de libras (cerca de 3,05 mil milhões de euros). A decisão foi tomada com o voto favorável de 99,6% dos acionistas presentes, num momento de grande tensão para o banco, que enfrenta uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) hostil por parte do rival BBVA. A venda do TSB, adquirido pelo Sabadell em 2015 por 1,7 mil milhões de libras, gera um importante excesso de capital, que a administração decidiu distribuir aos acionistas. Na mesma assembleia, foi aprovado o pagamento de um dividendo histórico de 2,5 mil milhões de euros, uma medida que o presidente Josep Oliu defendeu como estando “em linha com a política do banco, antes mesmo da formulação da OPA do BBVA”. A operação de venda do TSB e a distribuição do dividendo são vistas como uma manobra para reforçar o valor para os acionistas e, potencialmente, a sua lealdade perante a oferta hostil do BBVA. Oliu apelou aos acionistas para que aproveitem o verão para “refletirem bem” sobre o futuro do Sabadell como um projeto independente.



Artigos
3
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






