Esta decisão reconfigura o panorama da consolidação no setor aéreo europeu e pode reorientar o interesse da Lufthansa para a privatização da TAP Air Portugal. Após meses de conversações, a Lufthansa anunciou a sua decisão de não avançar com um investimento na Air Europa, citando a falta de acordo com a Globalia, a holding que detém 80% da companhia aérea espanhola.
O grupo Air France-KLM já se tinha retirado anteriormente do processo.
A saída da Lufthansa deixa a Turkish Airlines como a única potencial investidora, que em junho confirmou estar em conversações “não vinculativas” para explorar sinergias.
A Air Europa tem procurado novos investidores para reembolsar uma dívida de 475 milhões de euros contraída durante a pandemia. A desistência da Lufthansa tem implicações significativas para o mercado aéreo europeu, em particular para o processo de privatização da TAP.
A Lufthansa, juntamente com a Air France-KLM e o IAG, já tinha manifestado interesse na companhia aérea portuguesa.
Com o negócio da Air Europa fora de questão, analistas sugerem que a transportadora alemã poderá agora focar-se mais intensamente na TAP como uma alternativa estratégica para expandir a sua presença nas rotas do Atlântico Sul.