
Acionistas do Sabadell aprovam venda do TSB ao Santander em plena OPA hostil
Os acionistas do Banco Sabadell aprovaram a venda da sua filial britânica, TSB, ao rival Santander por 2,65 mil milhões de libras (cerca de 3,05 mil milhões de euros). A decisão foi tomada em assembleia-geral extraordinária, no meio da Oferta Pública de Aquisição (OPA) hostil que o BBVA lançou sobre o Sabadell. Com uma maioria de 99,6%, os acionistas do Sabadell deram luz verde à venda do TSB, um especialista britânico em crédito hipotecário que o Sabadell tinha adquirido em 2015 por 1,95 mil milhões de euros. A venda ao Santander gera um excesso de capital significativo, que os acionistas também aprovaram para ser distribuído como um dividendo histórico de 2,5 mil milhões de euros. Esta manobra ocorre no contexto de uma OPA hostil do BBVA, que já recebeu aprovação do BCE e das autoridades de concorrência espanholas. O presidente do Sabadell, Josep Oliu, defendeu que a distribuição de dividendos estava em linha com a política do banco mesmo antes da oferta do BBVA. Oliu apelou aos acionistas para refletirem se querem que “o projeto solitário de Sabadell como banco de referência do país continue”. A venda do TSB é um movimento estratégico significativo para o Sabadell enquanto este navega a oferta não solicitada do BBVA.



Artigos
3


Economia
Ver mais
Tarifas dos EUA sobem para média de 20,1%
As tarifas aplicadas pelos Estados Unidos atingiram uma média de 20,1% após a entrada em vigor de novos impostos para dezenas de países na quinta-feira, de acordo com cálculos atualizados da OMC e do FMI divulgados hoje.

Verão? Cabaz 'extra' custa 51,28 euros: "Quase 10% mais caro" desde 2024
A análise da DECO PROTeste ao cabaz alimentar de verão desta semana dá conta de que o cabaz tem um valor de 51,28 euros, sendo que está "quase 10% mais caro desde o ano passado". Os produtos que mais encareceram foram o tomate chucha, a cebola e a batata vermelha.

"Condições injustas e preços excessivos"? 10 mil hotéis processam Booking
De 2004 a 2024, os hotéis dizem ter sofrido grande pressão, por parte do Booking, para que não oferecerem preços mais baratos em nenhum outro lado, incluindo nos próprios sites.

Trabalhadores da PSA Sines e Labor Sines fazem nova greve parcial
Os trabalhadores da PSA Sines e da LaborSines, no Terminal XXI do Porto de Sines, no distrito de Setúbal, vão avançar com nova greve parcial, em dois períodos, e paralisações nas últimas duas horas de cada turno.