A conclusão do negócio está sujeita a aprovações regulatórias na Suécia, Alemanha e a nível europeu, com a Lyten a esperar retomar as operações nas unidades suecas já em 2026.
Startup americana Lyten adquire ativos europeus da falida Northvolt
A startup californiana Lyten adquiriu todos os ativos europeus remanescentes da Northvolt, a gigante sueca de baterias que entrou em processo de insolvência no início do ano. A transação, apoiada pela Stellantis, permite à Lyten assumir uma capacidade de fabrico significativa na Europa e posiciona-se como um ator relevante na cadeia de valor das baterias. A Lyten, especializada no desenvolvimento de baterias de lítio-enxofre, comprou os principais ativos da Northvolt na Suécia e na Alemanha, incluindo a Northvolt Ett, Ett Expansion, Northvolt Labs e Northvolt Drei. A aquisição engloba 16 GWh de capacidade de fabrico de baterias já existente, outros 15 GWh em construção, infraestruturas para escalar a produção acima de 100 GWh e o maior centro de inovação e desenvolvimento de baterias da Europa. O conjunto de ativos estava avaliado em 5 mil milhões de dólares, mas o CEO da Lyten, Dan Cook, confirmou que a compra foi feita com um "desconto significativo", embora não tenha revelado o valor exato. Esta operação segue-se a outras aquisições de ativos da Northvolt pela Lyten, nomeadamente unidades na Polónia e nos EUA. A startup comprometeu-se a recontratar uma "porção relevante" dos cerca de 7.000 trabalhadores da Northvolt que estavam em lay-off.


Artigos
2
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






