A operação marca uma nova fase para a marca, que se destacou internacionalmente pela sua sola de cortiça e aposta na sustentabilidade.

A transação envolveu a alienação da totalidade das participações detidas pela Amorim Cork Ventures, a incubadora da Corticeira Amorim, e pelo sócio fundador, Pedro Abrantes.

O valor do negócio não foi divulgado.

A marca As Portuguesas foi criada em 2015, nascendo da visão de Pedro Abrantes de criar a primeira marca de "flip flops" de cortiça, utilizando matéria-prima 100% natural.

Com o apoio inicial da Amorim Cork Ventures, a marca afirmou-se como um "símbolo da identidade portuguesa contemporânea".

Em 2017, o Grupo Kyaia entrou na estrutura societária, o que impulsionou o processo de internacionalização, levando a marca a mais de 60 mercados, incluindo EUA, Canadá, Europa, Austrália, Coreia do Sul e Japão. Após uma década de crescimento sustentado, a Amorim Cork Ventures e Pedro Abrantes consideraram que o ciclo de participação estava encerrado, permitindo ao Grupo Kyaia liderar em exclusivo a nova fase de desenvolvimento.

Fortunato Frederico, presidente e fundador da Kyaia, destacou que o grupo está "determinado a acelerar a presença global d’ASPORTUGUESAS e a reforçar o seu posicionamento como uma referência no calçado ecológico".

Por sua vez, Pedro Abrantes manifestou o seu orgulho no percurso do projeto: "Foi um bom negócio, mas acima de tudo sinto orgulho por ver um projeto que nasceu na garagem da minha mãe ser reconhecido e valorizado".

A Corticeira Amorim, embora saindo da estrutura acionista, reiterou o seu compromisso com a valorização da cortiça e o apoio à inovação empresarial em Portugal.