A operação, estruturada num modelo de "sale & leaseback", permitirá à multinacional alemã alienar o ativo imobiliário enquanto o continua a ocupar como arrendatária.
A notícia, avançada pela agência Bloomberg, indica que a Square Asset Management foi selecionada após a Siemens ter recebido várias ofertas pelo complexo.
O Siemens Campus Alfragide, onde a empresa tem a sua sede em Portugal, é composto por cinco edifícios de escritórios, um refeitório e uma unidade médica, ocupando uma área total de 65 mil metros quadrados. O campus alberga cerca de 2.800 trabalhadores das áreas de energia, mobilidade e tecnologia da informação. A Square Asset Management é a maior gestora de fundos imobiliários em Portugal, com quase 2,5 mil milhões de euros em ativos sob gestão. Esta operação de "sale & leaseback" é uma estratégia financeira comum que permite às empresas libertar capital imobilizado em ativos imobiliários para reinvestir no seu negócio principal, mantendo ao mesmo tempo a sua localização e operações.
A Siemens é uma de várias multinacionais, como a Google e a Mercedes-Benz, que estabeleceram hubs significativos em Lisboa nos últimos anos, aproveitando as condições do mercado português. Nem a Siemens nem a Square Asset Management prestaram declarações sobre o negócio, que ainda se encontra em fase de negociação.













