Esta decisão pode reorientar o interesse estratégico da Lufthansa para o processo de reprivatização da TAP Air Portugal.
Após meses de conversações, um porta-voz do grupo alemão confirmou a desistência, declarando que, "após uma análise exaustiva e negociações intensas", a Lufthansa decidiu "não avançar com a injeção de capital nem com a participação acionista na Air Europa".
A transportadora espanhola, detida em 80% pela Globalia, procurava novos investidores para reembolsar uma dívida de 475 milhões de euros contraída durante a pandemia.
Anteriormente, o grupo Air France-KLM também se tinha retirado do processo.
Com a saída da Lufthansa, a Turkish Airlines, que em junho anunciou estar em conversações "não vinculativas" para avaliar a "oportunidade de investimento", permanece como a única interessada. A companhia turca revelou que uma operação poderia passar por um empréstimo de 275 milhões de euros, convertível em cerca de 26% a 27% do capital da Air Europa. A desistência da Lufthansa do dossiê espanhol surge num momento em que a companhia alemã, juntamente com a Air France-KLM e o IAG, manifestou interesse na privatização da TAP. A saída da corrida pela Air Europa poderá permitir à Lufthansa focar-se mais no processo português, onde o governo pretende vender até 49,9% do capital da transportadora nacional.














