A notificação prévia, recebida pela AdC a 31 de julho, detalha a compra das empresas Grudisul, Alcigarve, Tabacaria L. Lisboa e Sobral&Renato. Três das empresas adquiridas têm sede no distrito de Faro, enquanto a Tabacaria L. Lisboa está sediada em Aljustrel, no Alentejo. A atividade principal das quatro empresas é o comércio de cafés, produtos alimentares e bebidas.

Com exceção da Sobral&Renato, todas estão envolvidas na distribuição ou comércio de tabaco. A Grudisul possui um portfólio mais diversificado, que inclui também a distribuição de brindes, artigos de papelaria, perfumaria, têxteis, e ainda a comercialização de combustíveis e a exploração de minimercados.

A aquisição insere-se na estratégia de expansão do Grupo Bel, um conglomerado com interesses em diversas áreas como logística, tecnologia, indústria aeronáutica, metalomecânica, comunicação, media e imobiliário. A operação de concentração está agora sob análise da AdC, que abriu um período de 10 dias para receber observações de terceiros interessados, um passo regulamentar para avaliar o impacto da transação na concorrência do mercado de distribuição no sul do país.