O 'enterprise value' da transação, sujeito a ajustes finais no fecho do negócio, também contempla o potencial de extensão da capacidade e sinergias de hibridização. A estrutura contratual dos projetos confere estabilidade às receitas futuras: quatro dos cinco projetos beneficiam de Contratos de Compra de Energia (PPAs) de longo prazo, enquanto o quinto está coberto por um Contrato por Diferença (CfD) com uma duração de 20 anos. A conclusão da transação está prevista para ocorrer ainda durante o ano de 2025, dependendo do cumprimento das condições habituais para este tipo de negócio. Para a EDP, que detém 71,3% da EDPR, esta venda representa um passo importante na sua estratégia de rotação de ativos e realocação de capital para novos projetos de energias renováveis, alinhada com os seus objetivos de transição energética e criação de valor para os acionistas.
EDP Renováveis vende portfólio solar em Itália à Encavis por mais de 250 milhões de euros
A EDP Renováveis (EDPR) assinou um acordo para a venda de 100% de um portfólio de energia solar em Itália à empresa Encavis, numa transação com um valor estimado superior a 250 milhões de euros. A operação insere-se na estratégia da EDP de reduzir a sua exposição à geração convencional e hídrica no Brasil, otimizando o seu portfólio de ativos. O acordo, comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), envolve a alienação de uma participação total num conjunto de cinco projetos solares já em operação, com uma capacidade combinada de 207 MWac (248 MWdc). Estes ativos, localizados nas regiões centro e sul de Itália, têm uma vida média inferior a um ano, o que os torna particularmente atrativos.



Artigos
5Economia
Ver mais
Para o autarca socialista de Viana do Castelo, Luís Nobre, o IVA a 23% "não faz sentido, porque a iluminação pública é fundamental para a segurança dos territórios". Com esta redução, defende, poupavam-se milhares de euros.

Luís Nobre apelou ao Governo e à Assembleia da República a "reinterpretação" do valor do imposto

As exportações da indústria portuguesa de componentes têm vindo a encolher, registando já uma quebra de 3,7% em 2025. Europa, o principal destino, está a travar a fundo, com a Alemanha a carregar no pedal.

A Comissão Europeia congratula-se com o acordo político alcançado entre o Parlamento Europeu e o Conselho sobre o pacote de simplificação da PAC que visa reduzir os encargos administrativos, simplificar os regimes de pagamento e impulsionar a competitividade da agricultura. Este pacote omnibus insere-se num esforço mais amplo de simplificação conduzido pela Comissão, sendo o primeiro acordado […] O conteúdo Pacote de simplificação da PAC: Comissão congratula-se com acordo político aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.







