A estratégia contribui também para reduzir a exposição do grupo à geração convencional e ao risco hídrico noutros mercados, acelerando a transição energética.
EDP Renováveis vende portfólio solar em Itália à Encavis por mais de 250 milhões de euros
A EDP Renováveis (EDPR) celebrou um acordo para a venda de 100% de um portfólio de energia solar em Itália à empresa alemã Encavis, numa transação com um valor estimado superior a 250 milhões de euros. A operação insere-se na estratégia da EDPR de rotação de ativos para financiar o seu crescimento e otimizar o portfólio. O negócio, comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), envolve cinco projetos solares operacionais localizados no centro e sul de Itália, com uma capacidade total de 207 MWac (248 MWdc) e uma vida média inferior a um ano. A estabilidade das receitas do portfólio é assegurada por contratos de longo prazo, com quatro dos projetos a beneficiarem de 'Power Purchase Agreements' (PPAs) e o quinto de um 'Contract for Difference' (CfD) com duração de 20 anos. O valor do ativo ('enterprise value') superior a 250 milhões de euros considera ainda "possibilidades de extensão de capacidade e sinergias provenientes de hibridização". Esta transação, cuja conclusão está prevista para 2025, faz parte do programa de rotação de ativos da EDPR, um pilar central do seu plano de negócios que permite à empresa, detida em 71,3% pela EDP, cristalizar o valor dos seus projetos maduros e reinvestir os fundos em novos desenvolvimentos de energias renováveis.



Artigos
5
A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) manifestou “profunda preocupação e indignação” face ao anúncio das cooperativas associadas da Lactogal de uma redução de três cêntimos por litro no preço pago ao produtor, a partir de 1 de janeiro.

Em entrevista à Revista Business Portugal, Inês Mendes da Silva, Fundadora e CEO da Notable., revela a visão estratégica e a abordagem criativa (...)

O risco de pobreza em Portugal desceu em 2024 para o valor mais baixo dos últimos 20 anos, mas 1,7 milhões de pessoas continuam a viver abaixo do limiar de pobreza, 300 mil das quais são crianças.

Os aeroportos e aeródromos de Cabo Verde registaram um movimento de 325.807 passageiros em novembro, mais 12,4% em termos homólogos, com o tráfego internacional a ter a maior subida, divulgou hoje a Agência de Aviação Civil.






