A oferta surge num momento em que a Google enfrenta pressões regulatórias nos EUA que poderão forçá-la a vender o seu popular browser por práticas anticoncorrenciais.

A proposta da Perplexity, uma empresa fundada em 2022 e avaliada em 18 mil milhões de dólares, foi enviada diretamente ao CEO da Google, Sundar Pichai.

A startup argumenta que a venda do Chrome seria uma solução para os problemas legais da gigante tecnológica, que enfrenta acusações de monopólio no mercado de pesquisas. A oferta inclui o compromisso de investir 3 mil milhões de dólares no desenvolvimento do navegador e manter o seu código-fonte aberto. Apesar da Perplexity afirmar ter o apoio financeiro de vários fundos de investimento, analistas de mercado, como os da XTB, consideram a operação pouco realista e com um "claro caráter de marketing", destinada a promover o seu próprio navegador, o Comet.

A avaliação do Chrome varia entre 20 e 50 mil milhões de dólares, o que torna a oferta financeiramente exigente para a startup. Para a Alphabet, empresa-mãe da Google, o Chrome é um ativo estratégico vital, funcionando como uma "porta de entrada para o ecossistema de produtos da empresa".

A Google não manifestou qualquer intenção de vender o navegador e espera-se que recorra de qualquer decisão judicial que imponha a sua alienação.