A colaboração visa otimizar operações, personalizar a experiência do cliente e reforçar a sua vantagem competitiva no setor financeiro.
Esta aliança estratégica assenta em três pilares fundamentais: a integração da IA em todas as áreas de negócio, da gestão de produtos ao marketing; a consolidação da sua utilização nas plataformas globais do grupo; e a construção de um ecossistema de parceiros que inclui, para além da OpenAI, gigantes como a Microsoft e a Amazon. Ricardo Martín Manjón, responsável global de Dados e IA do banco, sublinhou que a verdadeira vantagem competitiva reside em integrar a IA "ao ADN da empresa". O Santander já está a colher benefícios desta aposta, com mais de 200 milhões de euros em economias geradas até 2024 e com assistentes de IA a suportarem mais de 40% das interações nos seus contact centers. A implementação interna do ChatGPT Enterprise já alcançou 15.000 funcionários, com o objetivo de duplicar este número até ao final do ano.
A parceria com a OpenAI visa acelerar esta transformação, garantindo que o banco se mantém na vanguarda da inovação tecnológica no setor financeiro.













