A colaboração visa transformar a experiência do cliente e otimizar as operações internas, posicionando o banco na vanguarda da inovação tecnológica no setor financeiro.

Esta aliança não se trata de uma fusão ou aquisição, mas de uma colaboração profunda para acelerar a adoção de tecnologias de IA avançadas em todas as áreas do banco, desde a gestão de produtos e risco de crédito até ao marketing. Ricardo Martín Manjón, responsável global de Dados e IA do Santander, sublinhou que a verdadeira vantagem competitiva reside em "integrá-la [a IA] ao ADN da empresa". O banco já colhe frutos do uso de IA, com economias superiores a 200 milhões de euros registadas até 2024. A parceria irá acelerar a implementação de ferramentas como o ChatGPT Enterprise, que já foi testado por 15.000 funcionários e cuja utilização se pretende estender a 30.000 até ao final do ano.

Esta colaboração faz parte de um ecossistema de IA mais vasto que o Santander está a construir, que inclui também parcerias com gigantes como a Microsoft e a Amazon, bem como uma rede de startups especializadas, demonstrando um compromisso sério com a transformação digital impulsionada pela inteligência artificial.