uniu-se a cinco outras empresas de renome, incluindo a DENSO e a Toray Industries, para formar o Conselho BlueRebirth, uma iniciativa ambiciosa que visa construir uma cadeia de valor integrada de produção e reciclagem na indústria automóvel. O principal objetivo é expandir significativamente o uso de materiais reciclados em veículos novos, através de um sistema de reciclagem "Car-to-Car". O conselho pretende transformar a indústria de reciclagem automóvel até 2035, superando as limitações dos métodos atuais, como a trituração de veículos em fim de vida (VFV), que dificultam a obtenção de materiais reciclados com elevada pureza. A aposta central do BlueRebirth é a "desmontagem automatizada de precisão", um sistema inteligente que utiliza tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e sensores para permitir que robôs desmantelem VFV de forma eficiente e otimizada. Este processo inovador garante não só a qualidade e o volume dos materiais recuperados, mas também contribui para resolver a escassez de mão de obra no setor. Adicionalmente, a aliança irá promover o desenvolvimento de uma plataforma digital para registar a proveniência dos materiais e o seu impacto ambiental, assegurando um fornecimento fiável e estável ao longo de toda a cadeia de valor. A iniciativa representa um passo fundamental para a concretização de uma verdadeira economia circular na indústria automóvel, alinhando a produção com os princípios da sustentabilidade.
Honda lidera aliança para revolucionar a reciclagem automóvel com sistema 'Car-to-Car'
A Honda Motor Co., Ltd.



Artigos
4
A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) manifestou “profunda preocupação e indignação” face ao anúncio das cooperativas associadas da Lactogal de uma redução de três cêntimos por litro no preço pago ao produtor, a partir de 1 de janeiro.

Em entrevista à Revista Business Portugal, Inês Mendes da Silva, Fundadora e CEO da Notable., revela a visão estratégica e a abordagem criativa (...)

O risco de pobreza em Portugal desceu em 2024 para o valor mais baixo dos últimos 20 anos, mas 1,7 milhões de pessoas continuam a viver abaixo do limiar de pobreza, 300 mil das quais são crianças.

Os aeroportos e aeródromos de Cabo Verde registaram um movimento de 325.807 passageiros em novembro, mais 12,4% em termos homólogos, com o tráfego internacional a ter a maior subida, divulgou hoje a Agência de Aviação Civil.






