Este movimento estratégico altera o panorama da aviação europeia e posiciona a transportadora turca num mercado chave, enquanto outros gigantes do setor, como a Air France-KLM e a Lufthansa, se focam na privatização da TAP.
O acordo confirma a entrada da Turkish Airlines como acionista minoritária, com uma participação que será definida entre 26% e 27% após a conclusão dos balanços financeiros. A nova estrutura acionista da Air Europa ficará assim composta pela família Hidalgo, que mantém a maioria com 54%, pela Turkish Airlines (26%) e pelo grupo IAG (20%).
A operação assinala as ambições expansionistas da companhia turca na Europa e tem implicações diretas na consolidação do mercado aéreo. Uma das fontes indica que a Air France-KLM e a Lufthansa renunciaram ao interesse na Air Europa para concentrarem os seus esforços na privatização da TAP Air Portugal.
Este facto sugere um realinhamento estratégico entre os principais grupos aéreos europeus, com a Turkish Airlines a garantir uma posição de relevo em Espanha, o que poderá alterar a dinâmica competitiva, especialmente nas rotas para a América Latina, um mercado tradicionalmente forte para as companhias espanholas. O investimento de 300 milhões de euros reflete uma avaliação substancial da Air Europa e dota a empresa espanhola de um novo e poderoso parceiro estratégico.














