A decisão foi motivada pela perceção de que o crescimento orgânico da Unbabel, mesmo com aquisições menores, não seria suficientemente rápido para competir na acelerada corrida pela IA no setor da tradução.
“Tínhamos que encontrar um parceiro que tivesse escala suficiente para rapidamente conseguir estar junto aos clientes”, explicou Vasco Pedro.
A integração na TransPerfect, a maior empresa de tradução do mundo, com cerca de 8 mil colaboradores, proporciona acesso a uma vasta força de vendas e a uma enorme base de clientes. Phil Shawe, Presidente da TransPerfect, considerou a Unbabel uma “pioneira no desenvolvimento de modelos de IA para uso em tradução” e viu a combinação tecnológica como uma “grande vitória para os nossos clientes em comum”. A vasta maioria da equipa da Unbabel será integrada nas operações da TransPerfect em Lisboa.
Embora os termos financeiros não tenham sido divulgados, a transação é vista como um “exit” de sucesso.
A operação implica também que a liderança de um consórcio de IA financiado pelo PRR, até então liderado pela Unbabel, seja transferida para outro parceiro.














