Este negócio representa um marco para a inovação portuguesa, proporcionando à tecnologia e talento da Unbabel uma plataforma global para escalar.

A aquisição da Unbabel, fundada em Lisboa em 2013, pela gigante TransPerfect, surge após meses de indefinição sobre o futuro da empresa portuguesa, que confirmou em julho estar à procura de um comprador. O valor da operação não foi divulgado, mas a transação é vista como um "marco de elevada importância para a inovação portuguesa". O cofundador e CEO da Unbabel, Vasco Pedro, que permanecerá na empresa para supervisionar a integração, afirmou: "Juntar-nos à TransPerfect vem proporcionar à nossa tecnologia e às nossas pessoas um palco global para criarem um impacto ainda maior".

A integração das tecnologias da Unbabel, como o TowerLLM e o COMET, no portefólio GlobalLink da TransPerfect, consolida a posição da compradora como líder em soluções de conteúdos baseados em IA. Phil Shawe, presidente da TransPerfect, descreveu a Unbabel como "uma pioneira no desenvolvimento de modelos de IA para uso em tradução", considerando a combinação das tecnologias "uma grande vitória para os nossos clientes em comum". Como parte da aquisição, a "vasta maioria" da equipa da Unbabel integrará as operações da TransPerfect em Lisboa, que se tornará um "centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa". A operação levanta, no entanto, questões sobre o futuro da liderança da Unbabel no consórcio de IA financiado pelo PRR, com Vasco Pedro a indicar que a liderança passará para outro parceiro.