A operação, cujo valor não foi revelado, posiciona a tecnologia da Unbabel numa plataforma global, mas levanta questões sobre o futuro da equipa. A aquisição representa um marco significativo para o ecossistema tecnológico português, integrando as soluções de ponta da Unbabel, como o TowerLLM e o COMET, no portefólio GlobalLink da TransPerfect, líder mundial em soluções linguísticas. A operação visa escalar a tecnologia da Unbabel, aproveitando a vasta rede de clientes e a força de vendas da compradora, que fatura mais de mil milhões de dólares anualmente. Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, que supervisionará a integração, descreveu a união como uma oportunidade para a tecnologia e equipa da empresa terem “um palco global para criarem um impacto ainda maior”.
A sede da Unbabel em Lisboa será transformada num centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa, reforçando o posicionamento de Portugal no mapa tecnológico. No entanto, a transação não está isenta de desafios.
O próprio CEO admitiu a existência de “overlap” de funções, o que poderá resultar em despedimentos, embora garantindo que a “vasta maioria” dos trabalhadores transitará para a nova estrutura. Adicionalmente, a aquisição obriga a uma reestruturação na liderança do consórcio de IA financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que era liderado pela Unbabel, passando agora essa responsabilidade para outro parceiro do projeto.














