Este negócio representa um marco para o ecossistema de inovação português, proporcionando à tecnologia e talento da Unbabel uma plataforma global para escalar.
O valor da operação não foi divulgado, mas a aquisição põe fim a meses de indefinição sobre o futuro da empresa, que chegou a ser apontada como o próximo unicórnio português. Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, que continuará na empresa para supervisionar a integração, afirmou em entrevista ao ECO que a decisão foi motivada pela necessidade de escalar mais rapidamente num setor em aceleração.
"O tipo de aquisições que estávamos a fazer eram relativamente pequenas...
Pensar nisto ao contrário, permite-nos ter acesso à força de vendas da TransPerfect, que é gigantesca", explicou. A integração das tecnologias da Unbabel, como o TowerLLM e o COMET, no portfólio GlobalLink da TransPerfect, consolidará a posição da compradora como líder em soluções de conteúdos globais baseados em IA. A "vasta maioria" dos trabalhadores da Unbabel transitará para a nova estrutura, e as operações em Lisboa tornar-se-ão um "centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa" para a TransPerfect. A aquisição tem também implicações para projetos financiados por fundos europeus, como o consórcio de IA do PRR, liderado pela Unbabel, cuja liderança terá de passar para outro parceiro.














