A operação visa criar o maior grupo mundial dedicado exclusivamente ao café e reestruturar as operações em duas empresas independentes.

A transação, que representa um marco no setor global de bebidas, foi estruturada através de uma oferta em numerário de 31,85 euros por ação, o que corresponde a um prémio de 33% sobre o preço médio ponderado dos últimos 90 dias. Com esta aquisição, a Keurig Dr Pepper integra um vasto portefólio de marcas internacionais de renome, como Senseo, L’OR, Marcilla e Douwe Egberts, que operam em mais de 100 países e detêm posições de liderança em 40 desses mercados. A combinação da forte presença da Keurig Dr Pepper no café em cápsulas na América do Norte com a rede internacional da JDE Peet’s resultará num gigante com vendas anuais combinadas no segmento de café a rondar os 16 mil milhões de dólares. A empresa norte-americana estima alcançar sinergias de aproximadamente 342 milhões de euros no prazo de três anos, prevendo um impacto positivo no lucro por ação logo no primeiro ano após a conclusão do negócio, agendada para o primeiro semestre de 2026 e sujeita a aprovações regulatórias.

Como parte da estratégia pós-aquisição, a Keurig Dr Pepper planeia separar-se em duas empresas cotadas nos EUA: a Global Coffee, que será o maior operador mundial focado exclusivamente no café, e a Beverage, dedicada ao mercado norte-americano de bebidas não alcoólicas.

A notícia foi bem recebida pelo mercado, com as ações da JDE Peet’s a dispararem 18% no início da sessão após o anúncio.